Rui Oliveira
Professor do Departamento de Informática da Universidade do Minho (UMinho) e investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC).
Licenciei-me em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Universidade do Porto. Concluí um mestrado. em Ciência da Computação pela Universidade do Minho e doutor em Ciência da Computação pela École Polytechnique Fédérale de Lausanne (2000). Obtive o grau de Agregação pela Universidade do Minho em 2017.
Ingressei na Universidade do Minho como assistente docente em 1992. Tornei-me professor auxiliar em 2000 e professor associado em 2003. No Departamento de Informática, leciono sistemas operativos, sistemas distribuídos e computação confiável na graduação e pós-graduação. níveis de pós-graduação, e supervisionei 16 mestrados. e 10 doutores.
Sou membro do Conselho de Administração do INESC TEC, codiretor nacional do programa UT Austin Portugal e nomeado diretor do Minho Advanced Computing Center e especialista português para o conselho de administração da EuroHPC JU.
Os meus interesses de investigação e contribuições centram-se em sistemas de gestão de dados escaláveis, fiáveis e que preservam a privacidade, nomeadamente bases de dados agrupadas e serviços de armazenamento em nuvem e partilha de ficheiros. Centrado nestes temas, publiquei mais de 100 artigos de investigação e coordenei vários projetos de investigação e inovação nacionais e europeus, dos quais o projeto FP6 GORDA sobre replicação de bases de dados abertas, o projeto H2020 SafeCloud sobre processamento seguro na Cloud, e o projeto FCT STAYAWAY COVID projeto sobre rastreamento de proximidade descentralizado que preserva a privacidade.