Pedro Portela
O seu sonho de infância era o de ser astronauta e explorar a galáxia.. Apaixonou-se pela ciência, em concreto pela matemática e pela física e sempre teve uma paixão pelas grandes questões da Ciência moderna.
Aliou as duas paixões, o Espaço e a Ciência, e formou-se em engenharia mecânica da Faculdade de Engenharia do Porto em 2004, onde cedo se envolveu em projetos com a Agência Espacial Europeia (ESA). Uns anos mais tarde, teve a oportunidade de co-fundar a empresa Luso-Alemã que viria a produzir os isolamentos térmicos que aterrariam em Marte em 2016. Durante 6 anos desempenhou funções como gestor de projetos, engenheiro de sistemas, responsável pelos recursos humanos, gerente e, não poucas vezes, mediador de conflitos.
Após a sua saída desta empresa, dedicou-se ao estudo do comportamento de sistemas sociais em ambientes complexos. Fez um curso de permacultura e visitou por duas vezes uma das mais radicais escolas de sustentabilidade do Mundo, a Schumacher College no Reino Unido, onde se certificou em Liderança e Facilitação organizacional em 2016. Em janeiro de 2023 terminou a sua certificação em Coaching pela International Association of Coaches Therapists and Mentors.
Colabora hoje como consultor para a Fundação Humanity United baseada em São Francisco, uma fundação com origem filantrópica de Pierre Omidyar. Usando a ciência da complexidade e teoria das redes complexas, tenta responder à questão: “Como é que um pequeno grupo de pessoas, trabalhando em equipa, consegue mudar uma Sociedade?”. O caso de estudo é o conflito multi-geracional no Sudão do Sul.