Henrique Martins
Formado em Medicina, Especialidade em Medicina Interna, tem Mestrado e Doutorado em Gestão e um Mestrado em Direito Administrativo e é Doutorando (tese: Human Rights in the Metaverse: Digital Twins in Healthcare). É) É Médico e Professor Universitário, leciona e investiga em Saúde Digital, Sistemas de Saúde e Transformação, Liderança e Educação em Gestão para Estudantes de Medicina e Profissionais de Saúde. Foi um dos primeiros CMIOs em Portugal, em 2009-2013, no Hospital Fernando Fonseca, Lisboa, onde implementou um grande sistema de registo eletrónico/prontuário eletrónico e fundou um Centro de Inovação em Big Data e Robótica. Ele é o ex-presidente da SPMS, Agência de Saúde Digital de Portugal, onde liderou os esforços nacionais de eHealth durante quase 7 anos. Representou Portugal durante 8 anos e foi co-chair representando todos os Estados-Membros da EU eHealth Network, o mais alto órgão de política de eHealth da União Europeia.
Durante os anos que esteve no Ministério da Saúde foi responsável pela criação de uma plataforma de partilha de dados de saúde para todo o Serviço Nacional de Saúde compatível com os princípios avançados do RGPD já em 2012, e negociá-la com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (CNDP) para obter a sua rápida aprovação em menos de 5 meses. Foi diretamente responsável pelas questões legais e de proteção de dados enquanto presidente da SPMS, criando e amadurecendo a gestão das questões de proteção de dados e fomentando a educação nesta área tanto na SPMS como no SNS português. Em 2019, ele estabeleceu um dos primeiros comitês de ética em Saúde Digital de um país da UE.
Eleito membro da International Academy of Health Sciences Informatics em julho de 2020. Auditor de Defesa Nacional (Instituto Nacional de Defesa, Ministério da Defesa, Portugal. Desde agosto de 2020, ele integra o Board of Directors of the HL7 Europe Foundation. Atualmente trabalha como Académico em duas escolas de negócios de alto nível (ISCTE-IUL e Católica Business School), e uma escola de medicina (FCS-UIB), e em projetos individuais de consultoria em Transformação de Serviços de Saúde e Saúde Digital (www.henriquemartins.eu). Ele é autor de uma série de artigos, alguns dos quais examinando as novas tendências para a saúde digital a nível internacional, nacional e hospitalar.