Ana Roncha
Ana Roncha é directora do mestrado em Marketing Estratégico de Moda na Fashion Business School (pertencente ao London College of Fashion, University of the Arts, London) a par do trabalho de investigadora associada e pós doutoramento em Empreendedorismo e Inovação para Moda. Lecciona nas áreas de estratégia de negócios de moda, desenvolvimento e gestão de marcas, estratégias de comunicação e gestão de marketing, nos cursos de mestrado e MBA.
Licenciada em Design de Comunicação pela Universidade do Porto, frequentou ainda a Central Saint Martins (Londres) e o Politecnico de Milao (Itália) tendo, posteriormente, feito um doutoramento na Universidade do Minho, com uma tese focada na gestão de estratégias de marketing diferenciação sustentáveis na criação de marcas de moda.
Colabora ainda com a Fashion Business School no desenvolvimento de case studies no centro de incubação de startups de moda.
Os seus interesses de investigação centram-se nos domínios dos novos modelos de negócio para moda, inovação na cadeia de valor e desenvolvimento de negócios sustentáveis como vantagem competitiva.
Co-autora do livro em Strategic Fashion Management e autora de várias publicações e artigos em jornais da especialidade, nos tópicos de gestão estratégica de marcas, inovação nos modelos de negocio e sustentabilidade.
Ana Roncha tem mais de 14 anos de experiência na criação de estratégias de comunicação e desenvolvimento de marcas de moda, beleza e lifestyle.
Ao longo da sua carreira tem colaborado com diversas marcas e empresas nacionais e internacionais, nomeadamente Farfetch, Accenture, Puma, L'Oreal, MoMa, Salsa Jeans, Guy Laroche, LC Waikiki, Tivoli Hotels, Throttleman, Moda Lisboa, Euro 2004, Martifer, STCP and Lasa Home Textiles.
Acumulando com as suas funções de directora de curso e docente do LCF, tem sido docente visitante de universidades e outras instituições de ensino superior, nomeadamente a Porto Business School, ESCP London, University of Lund Sweden, Parsons The New School Paris, City University Hong Kong e Lasalle Singapore.
Colaborou também com o Forum Económico Mundial, no projecto relacionado com a quarta revolução industrial e futuro do retalho e no estudo do impacto das tecnologias e mudanças de comportamento do consumidor na industria de moda e lifestyle.