“Um gestor tem de ser ambicioso, saber errar, estar preparado para as mudanças e estar sempre um passo à frente”
Hugo Fontes gosta de ser desafiado inteletualmente e dar o seu melhor em todos os projetos em que participa. Considera-se uma pessoa versátil e olha para o trabalho de equipa como algo fundamental na evolução das empresas. Para ele um gestor tem de ser ambicioso, saber errar, estar preparado para as mudanças e estar sempre um passo à frente.
Nasceu em Angola e fez o ensino básico numa escola angolana. No liceu, optou pela Escola Portuguesa de Luanda. Desde então, tem vindo a diversificar experiências – a nível académico e profissional. “Tive vantagens como estudar no estrangeiro, poder viajar, conhecer novas culturas mas, acima de tudo, tive uma família que sempre me apoiou”.
Esta ânsia de saber mais e de conhecer realidades diferentes marcou o seu percurso até hoje. Escolheu a Universidade de Birmingham, onde estudou Engenharia Informática. “Muito honestamente, peguei no mapa e escolhi algo não muito longe de Londres, que estivesse no Top 15 das Universidades no Reino Unido”, recorda. Uma escolha da qual não se arrepende.
No final do curso mudou-se para Londres. Foi um “período difícil, foi a altura da crise de 2008”, refere. Em Londres trabalhou como administrativo e esteve na equipa de recrutamento e depois na equipa comercial da Elite. “Foi um desafio interessante. Muitas viagens. Foram cometidos muitos erros. Aprendi muito nesse período. Mas em termos de carreira não era o que queria”, confessa.
O desejo de querer algo mais e ter desafios novos fez com que voltasse a Angola, à SOAPRO, um grupo que opera na área da consultoria em arquitectura, engenharia e ambiente, onde deu por si a trabalhar em todas as áreas de suporte. “Recursos Humanos, Logística, Marketing, Informática e Área Administrativa ficaram ao meu encargo”, confessa. E foi na SOAPRO que surgiu a possibilidade de vir para o Porto, na altura trabalhar para uma empresa parceira do grupo.
Foi durante a experiência na cidade Invicta que conheceu a Porto Business School. Um administrador da empresa “recomendou que frequentasse o Curso Geral de Gestão (CGG). E foi uma aposta certa”, recorda Hugo. “Aprendi muita coisa nova. É um programa muito completo. Para qualquer pessoa envolvida em funções de gestão e que tenha de liderar equipas faz todo o sentido fazer. Com conceitos novos. Dicas de negociação com clientes. Alguns temas como a contabilidade, não são tão atrativos”, confessa, mas reconhece a sua utilidade. “Ajudou a perceber como as coisas encaixam e realmente funcionam”, salienta. O networking também foi importante. “Éramos um grupo muito unido e muito heterogéneo”, recorda, dizendo que mantém contacto regular com o grupo e que tentam reunir-se sempre que possível. “Tomei contacto com a realidade empresarial portuguesa e abri horizontes.”
Fazer a mudança acontecer: Embaixador PBS e novos desafios profissionais, no regresso a Angola
Depois da passagem pelo Curso Geral de Gestão, regressou a Angola.
Para Hugo Fontes a experiência na Porto Business School foi marcante. Prova disso foi aceitar o convite para ser “embaixador PBS” para o mercado angolano. “Foi com grande prazer que aceitei o convite. Se alguém da PBS quiser vir ou estiver em Angola, estou disponível para ajudar na integração”, afirma.
Recentemente abraçou um novo desafio profissional - é Management Consultant na McKinsey & Company, em Angola. Aí, como o próprio diz, espera evoluir e aplicar tudo o que aprendeu em termos de experiência e formação. E refere a importância que o Curso Geral de Gestão teve - “ Tê-lo frequentado (CGG) permitiu-me adquirir muito conhecimento prático, aprendi a utilizar ferramentas que melhoraram claramente o meu desempenho, enquanto gestor.”
”O mundo da gestão é um desafio “onde nunca se sabe qual será o resultado final. Cabe a nós prepararmo-nos para isso e, falo por mim, nunca ficar relaxado”.