Considerado um programa inovador, o "Sailing with a CEO" foi um dos vencedores, em 2013, na categoria “MBA Innovation Award” – que reconhece novas práticas e criatividade nos programas de MBA – da AMBA (Association of MBA’s). Um programa que utiliza atividades inerentes à Vela de Competição para criar um contexto muito próximo da realidade empresarial.
O The Magellan MBA é um programa internacional que requer, entre muitos desafios, a gestão de equipas e o empreendedorismo. E com cerca de 70% dos alunos estrangeiros, de diferentes culturas e abordagens de comunicação, o desafio da integração é grande. Nesse sentido, e procurando que os alunos se integrem de forma rápida, a Porto Business School promove várias atividades. A atividade “Sailing with a CEO”, integrada na disciplina de Team Management II do programa The Magellan MBA, é uma delas.
A iniciativa [que decorre no âmbito da disciplina Team Management II do MBA] foi desenhada e é coordenada por Margarida Pedrosa, professora da Porto Business School nas áreas de Liderança e Desenvolvimento Pessoal da Porto Business School, e baseia-se na metodologia NABIA – Sailing for Integral Leadership.
De acordo com Margarida Pedrosa esta metodologia “surgiu porque, tendo experiência na área do treino de comportamento de pessoas, percebemos que não é suficiente treinarmos comportamentos apenas dentro da sala de aula. Há uns que sim, mas também é preciso que as pessoas tenham experiências que lhes permitam entender determinados conceitos. E como nós precisávamos de uma atividade onde, no fundo, treinássemos as pessoas para desempenharem a sua função e papel – tal como na empresa - mas num conceito em que o fizessem em grupo, a vela pareceu-nos um desporto ideal nesse sentido. Aliás, é o ideal”.
E porque é o ideal? “Porque num barco as pessoas têm de desempenhar a sua função, mas também estar sempre atentas, sempre a olhar à volta a ver o que os outros estão a fazer e que tipo de informações a natureza nos dá e, portanto, aprendemos a trabalhar competências individuais e de grupo”.
Confiança e feedback imediato
Para a docente da Porto Business School, com este tipo de metodologias e eventos, “as pessoas aprendem vários conceitos: um deles é a confiança. Percebem que quando se trabalha em equipa, se se confia no líder e no trabalho da equipa o barco vai no sentido que nós queremos. Outro é o do feedback imediato. Nas empresas, muitas vezes e só passado muito tempo é que se percebe que os negócios não resultam porque as pessoas, claramente, não envolviam os outros e traçavam objetivos diferentes e, num barco, isso sente-se rapidamente. As pessoas têm que se realinhar de imediato em termos de equipa. Aprendem a confiar, a lerem os sinais à sua volta. Envolve uma componente cognitiva muito forte”.
O objetivo principal desta metodologia e da iniciativa “Sailing with a CEO”, passa por melhorar as competências dos alunos em termos de Comunicação, Liderança e Gestão de Equipas, através de quatro pontos-chave:
- Focalizar um objetivo comum;
- Construir relacionamentos com base na confiança;
- Compartilhar significados, emoções e cultura;
- Comunicar em cinco níveis: mental, emocional, físico, espiritual e em comunidade.