Universidade Júnior: Porto Business School ensina a ser empreendedor
Mais de duas dezenas de jovens viveram, durante uma semana, o ambiente de uma escola de negócios
Ao longo de uma semana, mais de duas dezenas de jovens, do 9º ao 11º ano, contaram com a ajuda de alunos, professores e colaboradores da Porto Business School para desenvolver um ideia e criar o seu plano de negócio.
Uma oportunidade para “viver” o ambiente de escola de negócios e conhecer um pouco mais sobre áreas como Marketing, Operações e Logística, Inovação ou Comunicação. Durante várias sessões que decorreram durante a semana e que incluíram a visita a uma empresa, o grupo de jovens experimentou todas as fases de implementação de um negócio, desde a avaliação e criação da ideia, passando pela análise de mercado até chegar ao pitch de "venda" do seu projeto.
Refletindo a filosofia da Porto Business School, também na semana júnior as competências pessoais e soft-skills assumiram um papel central, levando os alunos a perceber como se trabalha inovação e se desenvolve pensamento criativo, como se trabalha o talento, a capacidade de influenciar, a liderança, o desenvolvimento pessoal, mas também o trabalho em equipa e a gestão de tempo.
O objetivo final é claro: desenvolver uma ideia de negócio e apresentá-la, em modo pitch, no final da semana. Nesta edição, a 6.ª edição da Universidade Júnior na Porto Business School, o mote recaiu sobre a Ecologia e Sustentabilidade. Do turismo ecológico sustentável, à criação de uma horta comunitária biológica, ao desenvolvimento de uma aplicação que ajuda a gerir a despensa, passando por um dispositivo eletrónico que combina uma powerbank com uma coluna portátil, a criatividade e o espírito empreendedor estiveram em palco, com todas as equipas de parabéns pelo trabalho desenvolvido.