No futuro [e já no presente], o sucesso das organizações dependerá da rapidez e agilidade perante a informação de que estas dispõem. Cada vez mais, e ao contrário do passado, em que se olhava para o histórico para fazer previsões - devemos analisar as megatendências [ "forças" que afetam o mundo social, empresarial e económico hoje].
A aprendizagem pode e deve ser uma viagem ao longo da vida. Uma viagem que se faz de percursos, sejam com rotas traçadas ou em modo de descoberta. Tal como na Porto Business School, em que a aprendizagem não se faz apenas em sala, durante a realização de um programa, mas que se faz também das histórias e das pessoas com quem tomamos contacto após a frequência de um programa.
À boleia deste conceito de aprendizagem ao longo da vida, a Porto Business School está a lançar mais uma iniciativa para os seus antigos alunos - a Alumni Leading Readers - uma iniciativa que pretende trazer à escola autores de livros de diversas temáticas, alinhadas com a missão da escola - ajudar a identificar os desafios do futuro, a repensar a estratégia perante múltiplos cenários e a criar as competências para fazer a mudança acontecer.
No futuro [e já no presente], o sucesso das organizações dependerá da rapidez e agilidade perante a informação de que estas dispõem. Cada vez mais, e ao contrário do passado, em que se olhava para o histórico para fazer previsões - devemos analisar as megatêndências [ "forças" que afetam o mundo social, empresarial e económico hoje].
Para a primeira edição da Alumni Leading Readers convidamos Mark Esposito, docente da Porto Business School e autor do livro "Understanding How the Future Unfolds - Using DRIVE to Harness the Power of Today’s Megatrends", um livro que aborda a forma como através da análise de mega-tendências e da aplicação da metodologia DRIVE - Demographic changes; Resource scarcity, Inequalities, Volatility and Enterprising Dynamics - é possivel criar um framework que permite a simplificação de informação complexa e a identificação de oportunidades para novos negócios. Um livro que lhe permitirá descobrir como se preparar para a incerteza e a identificar e corrigir pontos fracos na sua estratégia.
O framework DRIVE examina cinco megatendências interrelacionadas a partir das quais será possivel retirar informação de suporte à decisão:
D - Demographic and social changes
R - Resource scarcity
I - Inequalities
V - Volatility, complexity, and scale
E - Enterprising dynamics
De acordo com o Mark Esposito - considerado como um dos líderes emergentes do pensamento de amanhã com maior probabilidade de reinventar o capitalismo pelo Thinkers50, em 2016, ao olhar o mundo através da "lente" DRIVE podemos entender como as megatendências têm influência nos indivíduos, nas organizações e nas sociedades e, desta forma, estar mais preparados para o futuro, seja ele qual for.
A primeira sessão da Alumni Leading Readers decorre já no dia 6 de julho. Para mais informações e inscrições, clique aqui.