Tal como estar no lugar certo à hora certa pode mudar uma vida, também estar devidamente preparado para uma entrevista pode mudar uma carreira. Teresa Costa, consultora da Lukkap é a convidada da mais recente masterclass para os alunos de Executive Masters (Pós-Graduações), não tem dúvidas disso.
Atualmente vivemos num mundo onde a competitividade é uma realidade, a todos os níveis. E essa “batalha” começa assim que deixamos a faculdade. Não é fácil entrar no mercado de trabalho. A aposta na diferenciação é a chave do sucesso.
“How to pitch the employers and get the job!” foi o desafio desta Master Class , uma iniciativa exclusiva para os alunos a frequentar os Executive Masters (Pós-Graduações) da Porto Business School. Durante 3 horas foram apresentadas várias técnicas que podem ser uma mais-valia numa entrevista de emprego, quer se esteja no início de carreira, quer já se conte com alguns anos de experiência no mercado de trabalho.
Empresas como a Lukkap – que se foca na transição de profissionais para novos projetos – são importantes porque “ajudam a diminuir o tempo até encontrar um projeto profissional e auxiliam as pessoas a posicionar-se e a perceber todas as oportunidades e estratégias exstentes, para além da tipica consulta a anúncios. As pessoas muitas vezes não sabem aquilo que é eficaz, mas nós sabemos e podemos ajudar”, refere Teresa Costa, a oradora convidada para esta sessão.
Sobre o facto da Porto Business School estar a abordar estes temas, Teresa Costa vê com bons olhos o posicionamento da PBS nesta área. “Ao trabalhar este tipo de competências, a Escola está a investir na empregabilidade dos seus alunos. Vê-se que está a querer que a formação gere retorno em termos de conhecimento para os alunos, obviamente, mas também daquilo que significa a carreira dos mesmos. A empregabilidade é um dos tangíveis que um aluno mais valoriza”, remata.
A entrevista com Teresa Costa pode ser visualizada aqui.