O Parque de Campismo de Entre Ambos-os-Rios passou a ser uma referência, no mercado do turismo de natureza, no momento em que Anna Altshul, alumna da Pós Graduação em Gestão do Turismo e Hotelaria assumiu a sua gestão. Anna reinventou o negócio, modernizando-o e introduzindo conceitos diferenciadores que atraem novos clientes e oferecem uma experiência única.
Estava a frequentar a pós-graduação quando surgiu esta esta oportunidade...
[AA] Tivemos conhecimento de um concurso público de exploração do Parque de Campismo de Entre Ambos-os-Rios. Fomos o ver o parque e ficamos apaixonados pelo envolvente (5 hectares de floresta com o rio a volta). Era um espaço muito bonito mas com as condições básicas… Na altura já tinha conhecimento do conceito de Glamping e achei que podíamos arriscar e tentar implementá-lo no Parque e assim foi.
A Escola e a Pós Graduação não me podiam dar mais do que deram. A ajuda foi mesmo essencial. Alinhei todos os trabalhos desenvolvidos ao longo do programa a este projeto de vida e aprendi muito com os professores e os colegas. Por exemplo, quando estava a preparar o Plano de Desenvolvimento do Parque de Campismo para o Concurso Público estava a ter as disciplinas de “Estratégias Empresariais” e de “Análise de Investimento”, e assim sendo, o trabalho final destas disciplinas foi o Estudo [análises variáveis, a descrição das estratégias, previsão do orçamento e números contabilísticos, entre outros] que depois se transformou no Plano apresentado no concurso.
Este projeto é, por isso, um exemplo real da aplicação prática do que foi aprendendo na Pós-Graduação?
Sim. São vários os exemplos. Na fase de criação da página de Internet, Facebook e Twitter as cadeiras de Digital Marketing e de Comunicação foram importantes porque eram focadas em temas que eu nunca havia explorado. Agora sou eu própria que consigo fazer toda a parte de Marketing e Comunicação da empresa.
Usei todos os conhecimentos que apreendi desde a Animação Turística à Gestão de Contas. Ainda este ano [já passaram quatro anos desde que finalizei a Pós-Graduação], a cadeira de Engenheira Hoteleira foi útil, quando estávamos a mudar o sistema de aquecimento de água no balneário público do Parque.
Está à frente deste projeto há quatro anos. O desafio está a ser cumprido?
[AA] Este vai ser o nosso quinto verão. Ganhámos o concurso em 2013 [ainda andava a frequentar a Pós-graduação na Porto Business School], trabalhámos o primeiro verão e depois, já com as experiências próprias, fizemos as obras no inverno 2013/2014. Reabrimos em maio de 2014, já com novas condições [Restaurante, Bungalows, entre outros]. A partir de então, e com as receitas que geramos conseguimos manter o Parque aberto o ano todo [fechamos apenas duas semanas em Novembro].
A capacidade máxima do parque é de 400 pessoas e a taxa de ocupação dos nossos alojamentos é bastante elevada. No ano passado a média - ao longo do ano - foi de quase 60% de taxa de ocupação para as nossas tendas de Glamour, e à volta de 70% nos Bungalows.
Temos muito estrangeiros e o feedbabck que recebemos é muito positivo. (...) Posso dizer que, para mim, o melhor foi quando, agora em junho, tivemos um casal belga que passou aqui 26 noites com a sua própria tenda [no passado e por norma as pessoas não ficavam mais do que duas noites]. Acho que as pessoas gostam mesmo de estar aqui, o que significa que estamos no bom caminho.
O que diferencia este parque dos outros?
[AA] A beleza excecional de todo a envolvente, o conceito de Glamping, as nossas “Casas nas árvores” e Tendas de Glamour que proporcionam momentos únicos. O nosso restaurante de alta qualidade, a nossa equipa jovem e simpática, e a nossa atitude de proporcionar as férias de sonho e os momentos inesquecíveis aqui, em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Quais são os grande desafios para o futuro?
[AA] Sempre a inovar! Criar novidades, apanhar as tendências mais recentes e de topo de gama e continuar a surpreender quem nos visita. Por exemplo, este ano, além das obras que referi, ainda preparamos mais uma atividade divinal para esta zona: aluguer de bicicletas elétricas.
Estamos a crescer. E o que é ainda mais importante é que crescemos não apenas no número dos visitantes, mas no tempo que as pessoas passam no nosso Parque. E isso que demonstra que as condições que nos proporcionamos são boas e que as pessoas gostam de ficar aqui.