Tesla Model 3: o automóvel elétrico para as massas que pode mudar o futuro
A Tesla apresenta, esta sexta-feira, o seu primeiro modelo de carro elétrico para as massas, o Model 3. A entrega dos 30 primeiros veículos será feita pessoalmente pelo CEO da Tesla, Elon Musk, e será transmitida via streaming.
Faltam poucas horas para a entrega dos primeiros veículos Model 3, da Tesla. Uma notícia que é um marco para a indústria automóvel, com mais de 375 mil consumidores a fazerem depósitos para entrar na lista de espera do Model 3. Segundo alguns analistas, a Tesla pode fazer pelo setor automóvel o que a Apple fez com os telemóveis. "Um dia vamos olhar para trás, para o lançamento do Model 3 e compará-lo com o iPhone, que provou ser um catalisador na migração para a computação móvel", afirmou Munster, da Loop Ventures, que acredita que a Tesla vai protagonizar uma "mudança de paradigma" no ramo dos carros elétricos e autónomos.
Os primeiros 30 carros serão lançados na sexta-feira, às 20h45, na Califórnia [4h45 da manhã de sábado, em Portugal] e entregues pelo próprio Elon Musk, numa cerimónia que poderá acompanhar via streaming, no site da Tesla. Em agosto, a Tesla entrega mais 100 unidades e 1500 unidades, em setembro. No entanto, e de acordo com a Tesla, em dezembro a empresa deverá já estar a produzir 20 mil Model 3 por mês, com o objectivo de chegar a 500 mil unidades produzidas no fim de 2018.
Momento Decisivo
Com uma produção de 83 mil veículos em 2016, a Tesla alcançou um valor de mercado de cerca de 55 biliões de dólares - à frente de gigantes como a General Motors -, antecipando a liderança na indústria. As ações das Tesla dispararam ao aproximar-se o lançamento do Model 3, como reflexo da grande expectativa que está a gerar este último projeto. Mas a Tesla precisa bastante de capital. Só no primeiro trimestre deste ano, a Tesla apresentou perdas no valor de 397 milhões de dólares. No entanto, com as notícias do lançamento do Model 3 as receitas mais do que duplicaram, para 2.7 mil milhões de dólares, de acordo com o New York Times. Uma prova de que a Tesla é uma empresa que gera um enorme interesse, ainda que enfrente enormes custos, nomeadamente na produção de baterias.
Por essa razão, o sucesso do Model 3 pode aliviar as preocupações acerca da capacidade de crescimento da Tesla. Planeado como um modelo mais simples e com custos de produção mais baixos, o Model 3 apresenta-se como uma alternativa a preços competitivos. O veículo oferece menos opções que os precedentes, no segmento de luxo, mas tem a mesma tecnologia de condução automática. A bateria do veículo foi feita para durar pelo menos 345 km.
Pela frente, a Tesla enfrenta alguns desafios - conseguir aumentar a produção para responder à procura e superar os rivais que estão a entrar no mercado de veículos elétricos. A fabricante sueca Volvo anunciou que até 2020 vai deixar de produzir gradualmente os veículos com motores a combustíveis fósseis, prioritizando a produção de carros híbridos ou elétricos. A General Motors antecipou-se à Tesla, com o lançamento do Chevrolet Bolt, em 2016, mas recentemente teve de interromper a produção para estabilizar stock, como consequência das vendas fracas [em 2016, apenas 7600 unidades foram vendidas). De acordo com o Diário de Notícias, em 2016, as vendas globais de carros elétricos e híbridos atingiram as 540 mil unidades, com quase 200 mil entregues a clientes na Europa. Ainda assim, esta é uma pequena fatia dos 88 milhões de carros vendidos em todo o mundo.
Será o Model 3 o carro elétrico que vai mudar o futuro?
O objetivo de Elon Musk é claro - desvincular a indústria automóvel dos combustíveis fósseis, associando-a à energia solar e a outros investimentos de transporte. Segundo Chelsea Sexton, especialista em veículos eletricos com mais de 20 anos de experiência no setor e que trabalhou com a Tesla durante 5 anos, enquanto consultora, "a Tesla não é uma empresa de automóveis comum.[...] é a 'Apple' da indústria automóvel... os seus produtos são desejados por muitos e o seu líder é até um pouco irascível..."
Ao contrário dos restantes players, no setor automóvel, que produzem carros eletricos para cumprir os créditos necessários, no que diz respeito às emissões de carbono, a Tesla apenas vende veículos elétricos. Até hoje, a Tesla tem produzido carros de alta tecnologia, que atingem altas velocidades, com acabamentos de luxo e longa duração da bateria. Puros objetos de desejo.
E é por isto que a Tesla pode mudar o futuro com o Model 3, ao lançar um carro elétrico que já era um objeto de desejo antes sequer de ser lançado e que, num futuro próximo, poderá ser acessível a todos.