Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Governança são hoje, e cada vez mais, conceitos, se não mesmo, modelos de gestão integrada, dinâmica e de sucesso para qualquer organização.
Num mundo empresarial que olha de forma alargada, preocupada e relevante para o impacto que as decisões que toma causam no meio ambiente, impactam na sociedade e refletem o seu Propósito, a adopção de boas práticas ESG (Environment, Social and Governance – Sustentabilidade Ambiental, Responsabilidade Social e Governança) é cada vez mais parte da realidade. E é essa realidade que distingue as empresas entre si, e que contribui de forma clara e decisiva para a forma como elas fazem os seus negócios e se relacionam com os seus clientes, fornecedores, colaboradores e demais stakeholders.
É por isso natural que também no setor do Turismo, tais preocupações e orientações surjam como tema de primeira linha para os decisores e que estes procurem antecipar este novo ambiente de gestão responsável.
Com esse propósito a Porto Business School e a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto/Turismo de Portugal organizam, em parceria, o Open Executive Programme Sustentabilidade do Turismo. O programa vai permitir aos participantes compreender a relevância do conceito ESG, as ferramentas a que recorre e o mindset que envolve a atividade e iniciativa empresarial, contribuindo ainda para relevar fatores não financeiros relevantes nas análises, casa vez mais, utilizadas por analistas, investidores institucionais e entidades financeiras para avaliar o desempenho em sustentabilidade das organizações.
As sinergias resultantes da parceria entre a Porto Business School e a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto/Turismo de Portugal vão dar resposta à constatação da ausência, no mercado, de formações executivas nesta área e para o setor em causa.
Um formação orientada e destinada aos quadros superiores, gestores de empresa, gestores de projetos do setor da Hospitalidade e do Turismo, com responsabilidades ou não na área da ESG, pensada também para os profissionais que já tenham responsabilidades pela Sustentabilidade nas empresas e que procurem consolidar conhecimentos em linha com os quadros de referência mais atuais e modernos e ainda todos quantos queiram alargar as suas competências, procurar novos desafios internos e externos às suas organizações e instituições.
Os participantes terão a oportunidade de se tornar um elemento diferenciador das, e nas organizações, e de se constituírem como drivers da Sustentabilidade na implementação de novos valores estratégicos para as organizações, ficando aptos a compreender o impacto da Sustentabilidade no dia-a-dia das empresas e organizações, identificar oportunidades para as organizações através da sua transformação via Sustentabilidade, desenhar estratégias de desenvolvimento sustentável, implementar e avaliar as mais valias de uma abordagem ESG, entre outras mais valias.
Mas também as organizações obterão mais-valias claras e diferenciadoras, das quais se destacam:
» um acréscimo das competências para melhorar o presente e antecipar o futuro;
» a exposição a novos desafios;
» profissionalização da função Sustentabilidade nas organizações;
» a melhoria e otimização de resultados;
» o alinhamento com as boas e melhores práticas internacionais;
» aumento da relevância e posicionamento institucional
permitindo assim um posicionamento de liderança transformacional na organização e no setor.
O programa inicia a 10 de outubro e vai contribuir para a mudança do setor do Turismo e da Hospitalidade nacionais, ajudando-os a destacar-se, ainda mais, no panorama internacional e contribuindo de forma decisiva para o seu sucesso futuro!
Artigo de Paulo Vaz, Diretor do programa Sustentabilidade no Turismo.