Sustentabilidade e Responsabilidade: a importância de “dar o exemplo”
2017 marca o 10.º aniversário do PRME [Principles for Responsible Management Education], uma subestrutura do Pacto Global das Nações Unidas especificamente dedicada às escolas de negócios e ao ensino da gestão, que reúne hoje mais de 600 escolas de negócios de todo o mundo. A assinalar a data, realizou-se, no final de julho, em Nova Iorque, o PRME Global Forum 2017, que reuniu mais de 300 representantes, nos quais se inclui a Porto Business School.
No final de julho, a Porto Business School marcou presença no PRME Global Forum 2017, evento bienal organizado pelo PRME, em Nova Iorque. O objetivo? Lançar as bases para a nova fase do PRME, ao destacar os compromissos dos signatários e e dos seus stakeholders para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs) reiterados pelos seis princípios do PRME.
A rede PRME assenta num framework de seis princípios - propósito, valores, método, investigação, parceria e diálogo - que servem de base à análise e reporte periódico da atividade das escolas de gestão, contemplando ainda os contributos específicos para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030. Além da promoção de oportunidades de cooperação e partilha de boas práticas entre as instituições subscritoras do PRME, o principal objetivo desta iniciativa é fazer com que os alunos de gestão e todas as comunidades alargadas das escolas de negócios sejam expostos às temáticas fulcrais relacionadas com o Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente os ODS 2030.
Tal como noutros frameworks genéricos de avaliação da sustentabilidade em instituições de ensino superior, é possível isolar três vertentes fundamentais do impacto das escolas de negócios ao nível do desenvolvimento sustentável:
- A organização, as políticas e as operações (campus).
Uma experiência de ensino-aprendizagem na área da sustentabilidade será mais eficaz se o aluno “viver” uma experiência em campus coerente com esses princípios, seja ao nível institucional, seja ao nível das infraestruturas. Várias universidades de renome como o MIT, Harvard ou Stanford (EUA) criaram um Office of Sustainability, responsável pela gestão integrada de todas as linhas de atuação no âmbito da Sustentabilidade, bem como pela respetiva monitorização e reporte. Em particular, a preocupação com o desempenho ambiental levou várias escolas e universidades a apostarem, por exemplo, em instalações inteligentes, fontes energéticas eficientes e soluções de transporte convenientes para a sua comunidade, tal como o campus sustentável de Cornell University, onde os alunos de MBA da Porto Business School frequentam a semana internacional, integrada no programa.
- As atividades core de educação e investigação
A Sustentabilidade é uma área de conhecimento multidisciplinar por natureza, tornando-se essencial assegurar a sua inclusão nos conteúdos curriculares das restantes áreas de conhecimento. A Nottingham Trent University (UK) e a sua escola de negócios têm sido reconhecidas pelo seu trabalho exemplar neste campo. A partilha de conhecimento e a aquisição de competências na área da Sustentabilidade será mais eficaz e completa se o corpo docente e os alunos tiverem acesso a oportunidades de investigação científica, a nível conceptual e aplicado. A criação de centros de excelência ligados ao Desenvolvimento Sustentável tem ganho relevo nos últimos anos, de que o Cambridge Institute for Sustainability Leadership (Cambridge University, Reino Unido) é um bom exemplo.
- A atuação em rede e a ligação às comunidades locais e não locais.
As instituições de ensino superior e as escolas de negócios são verdadeiros hubs de partilha de conhecimento, competências e networking entre o mundo académico e o mundo corporativo. O acesso a projetos ligados à Sustentabilidade em ambiente empresarial [que vem ganhando relevo na maior parte das escolas de gestão], a iniciativas regionais envolvendo várias instituições [como a COSI, Copenhagen Sustainability Initiative] ou a projetos de elevado impacto em regiões em desenvolvimento [Center for Sustainable Development, Earth Institute, Columbia University] são formas exemplares de, simultaneamente, enriquecer a experiência de aprendizagem e aumentar o impacto da instituição.
Alguns projetos específicos ligados à Sustentabilidade desenvolvidos por escolas de negócios nos últimos anos ganharam relevo internacional, pela sua utilidade prática. São disso exemplo o SULITEST - Sustainability Literacy Test, o Project ROI [um estudo que sistematiza e quantifica alguns dos benefícios das práticas de Responsabilidade Social Corporativa] e o Gapframe.org [um sistema que avalia o desempenho dos Estados na aproximação aos ODS 2030, desenvolvido pelo Swiss Sustainability Hub, um consórcio formado por várias instituições governamentais e não governamentais, incluindo universidades e escolas de negócios].
Também na Porto Business School o tema do desenvolvimento sustentável tem assumido cada vez mais relevância, sendo um dos vetores da estratégia da Escola a que estão associados vários objetivos concretos, incluindo métricas ligadas à responsabilidade social e ao desempenho ambiental. São vários os exemplos da estratégia de desenvolvimento sustentável, que tomam lugar em diferentes palcos:
- No desenvolvimento dos programas, onde se têm reforçado os temas da Sustentabilidade e dos ODS nos conteúdos e se introduziu a realização do SULITEST [nos programas de MBA];
- Nas iniciativas de voluntariado internas (Universidade Júnior, Plantio de Árvores,...) e externas (parcerias com a SIC Esperança, Grace/GIRO, Junior Achievement Portugal,...) que têm tido uma resposta excecional da comunidade e resultados muito satisfatórios;
- Nas parcerias e colaborações com outras instituições e iniciativas (BCSD Portugal, CIDADE+, Associação Vida Norte, etc.) têm contribuído para alargar o âmbito e o impacto da atividade Porto Business School junto das comunidades circundantes;
- Nas infraestruturas - a Porto Business School foi a primeira Escola portuguesa a obter certificação LEED – Leadership in Energy & Environmental Design - na categoria GOLD, juntando-se a um número restrito de escolas internacionais como Harvard, MIT, Columbia e Stanford que possuem edifícios que têm em conta a utilização eficiente dos recursos não renováveis e também a minimização dos impactos ambientais no local onde se insere.
Tal como as empresas, as instituições de ensino superior e, em particular, as escolas de negócios, devem aproximar as suas missões, visões, valores e culturas organizacionais dos princípios do Desenvolvimento Sustentável, para assim contagiarem as suas comunidades alargadas e facilitarem a necessária mudança de paradigmas e a concretização dos ODS 2030.
Será sobretudo “dando o exemplo” e criando oportunidades de participação em projetos concretos, dentro e fora do campus, que estaremos a preparar melhor os líderes e empreendedores do futuro para os desafios reais do Desenvolvimento Sustentável.