No dia 26 de novembro a Porto Business School recebeu um grupo de 39 alunos do MBA executivo, da EPFL - École Polytechnique Fédérale de Lausanne, Suíça e a Inovação para a Sustentabilidade foi o tema central desta visita.
A Inovação orientada para a Sustentabilidade é um tema transversal aos programas de MBA da Porto Business School, pelo seu papel fundamental na resposta aos desafios que enfrentamos e que fazem da Sustentabilidade o tema mais urgente da Agenda global.
Na ótica da Inovação para a Sustentabilidade foi promovida uma mesa-redonda sobre as experiências das Organizações nesta jornada e que contou com a participação de Ana Salomé, Executive Board Member, da Symington, Ana Casaca, Global Head of Innovation, da Galp, João Mil Homens, Head of Innovation and Sustainability, do Grupo José de Mello, e Pedro Rão, Fundador, da Omniflow.
O primeiro tema deste momento de reflexão prendeu-se com a organização destas empresas em termos de inovação e sustentabilidade. A Galp integra a inovação no centro da sua estratégia; mudança concretizada em 2021 assente num novo propósito da Organização concretizado por meio da criação de três centros de inovação empresarial e um estúdio de inovação direção para a experimentação e prototipagem – mudar de dentro para fora.
O Grupo José de Mello compreende que estratégia e sustentabilidade caminham lado a lado. Nesta ótica a sustentabilidade é compreendida enquanto elemento integrante da estratégia de negócio do Grupo.
Para Ana Salomé, as empresas familiares são, em certa medida, mais pacientes, pois a pressão não é tão imediata e acrescenta “somos sustentáveis desde o início. A sustentabilidade está na base da nossa empresa”. A pensar num futuro sustentável, há dois anos a Symington estabeleceu um mote “para a próxima geração”.
Ana Salomé partilha com o grupo de alunos da EPFL - École Polytechnique Fédérale de Lausanne que na Symington, que já vai na 5ª geração e pretende prosperar durante mais cinco, a Sustentabilidade e Pessoas estão sob a mesma alçada. A Symington possui a maior vinha em montanha do mundo e as alterações climáticas colocam mais no negócio, por isso, apostar numa estratégia de sustentabilidade é indiscutível. A estratégia passa por um portfolio diversificado de iniciativas baseados em três áreas: relação com as comunidades; uma produção cada vez mais orgânica; e o vinho enquanto um produto de qualidade.
Para Pedro Ruão, da Omniflow, a liderança e as ações têm um papel fundamental no contexto da sustentabilidade. Saber que estamos a fazer o bem é essencial e sentirmo-nos apreciados pelas nossas ações, ou seja, o reconhecimento é também importante.
Nesta perspetiva de liderança e da importância da comunicação, Ana Salomé salienta a importância de partilhar tanto os objetivos atingidos, como as falhas e o que corre menos. É importante que todos compreendam que “estamos todos dependentes do trabalho de todos”, afirma Ana Salomé. É essencial partilhar as fragilidades, até para evitar o risco de perceção de que a Organização poderá estar a fazer “greenwashing”.
Não existe um único caminho para construir Organizações mais sustentáveis, para criar um futuro mais sustentável e deixar um Planeta mais saudável para as próximas gerações. E a partilha de experiências, desafios e oportunidades pode ter um papel importante para consciencializar sobre a urgência da Sustentabilidade e da necessidade de agir.