A Indústria 4.0 e a Transformação Digital constituem, em simultâneo, um desafio e uma ferramenta de apoio à consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) apresentados pelas Nações Unidas na Agenda 2030.
De facto, a incerteza gerada pelos rápidos ciclos de inovação em setores altamente tecnológicos e as transformações que têm vindo a ser implementadas por via da Indústria 4.0, têm potenciado o surgimento de questões ambientais, económicas e sociais, que necessitam de ser abordadas por via dos ODS. Por outro lado, o potencial de aplicação dos conceitos gerados pela Indústria 4.0 em prol da sustentabilidade e da inovação social, constituem ferramentas de apoio à aceleração das economias mundiais e à mitigação de impactos ambientais indesejados.
No âmbito da sua estratégia para a capacitação/ fortalecimento do tecido empresarial nacional, a Porto Business Schoool procura criar condições favoráveis para a digitalização empresarial nacional, capacitando as PME com conhecimentos e ferramentas necessários para o crescimento, a inovação e a internacionalização através da Transformação Digital. No seguimento da sua estratégia, e numa lógica incremental e diferenciadora, a Porto Business School pretende, agora, oferecer ao tecido empresarial nacional os conhecimentos e ferramentas necessários para a consolidação do seu crescimento e desenvolvimento sustentável, complementando e potenciando o impacto que a Transformação Digital apresenta no presente e virá a apresentar no futuro nas empresas.
Assim, o projeto “Sustainable Act” visa capacitar e dotar as PME nacionais com novos conhecimentos, informações e ferramentas, que vão ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O objetivo central é que as PME nacionais venham a deter políticas internas/externas no âmbito da lógica dos 3 P (People, Planet, Profit), sendo que, para isso, deverão ser capacitadas em valências passíveis de serem monitorizadas interna e externamente, tendo estas um contributo (positivo) nas áreas financeira, ambiental e social.
Face à realidade apresentada e defronte o desafio da qualificação das PME portuguesas, a Porto Business School pretende desenvolver um conjunto de atividades que permitam apoiar as empresas a crescer de forma sustentável e competitiva nos mercados nacional e internacional, tendo por base aqueles que serão os principais objetivos de desenvolvimento a nível económico, social e ambiental na próxima década.
A solução a desenvolver e implementar pela Porto Business School pretende introduzir mudanças nos modelos de negócios e ecossistemas das organizações, potenciando as competências das mesmas e a sua preparação para abarcar mercados globais, com consumidores cada vez mais informados e exigentes. Tratando-se de uma abordagem pioneira a nível nacional, os resultados do projeto irão permitir às PME portuguesas obter informações e recomendações importantes para o seu processo de crescimento e adaptação aos desafios de sustentabilidade e digitalização atualmente impostos, desenvolvendo novas competências e aumentando a sua competitividade global.