Depois de “Reload” (2018), onde José Soares transfere os conhecimentos do treino de atletas de alto rendimento para o contexto empresarial para explicar o que podemos fazer para minimizar o stress e cansaço, o professor catedrático de Fisiologia da Universidade do Porto e professor convidado da Porto Business School apresenta-nos agora “Start & Stop”.
No dia 26 de outubro o clube Alumni Leading Readers, organização Porto Business School Alumni, em parceria com o Centro de Documentação e Informação da Porto Business School, promoveram o evento de apresentação do livro “Start & Stop”, de José Soares, professor convidado da Porto Business School e professor catedrático de Fisiologia na Universidade do Porto. José Soares é um especialista com uma vasta experiência no aperfeiçoamento da performance individual e coletiva, quer em contexto de desporto de alto rendimento, quer em ambiente corporativo.
Para a apresentação de “Start & Stop”, o clube Alumni Leading Readers e o Centro de Documentação e Informação promoveram uma conversa informal entre José Soares, autor e professor, e José Luís Alvim, docente da Porto Business School.
A possibilidade de abordar temas ligados à saúde cognitiva e mental foi o que motivou José Soares a escrever. Para o autor “o segredo da performance e do equilíbrio é, do ponto de vista fisiológico, o equilíbrio entre o sistema nervoso simpático (o chamado “fight or flight”) e o sistema nervoso parassimpático (“rest and digest”). E é este o equilíbrio que não estamos a fazer”.
No setor automóvel, a tecnologia start/stop foi criada para poupar combustível e emissões. Ao transferir esta imagem para o quotidiano - o nosso corpo é o automóvel e a nossa energia é o combustível que desejamos saber poupar para alcançar uma melhor qualidade de vida.
No livro “Start & Stop”, José Soares aborda a exigência dos ambientes profissionais contemporâneos e o impacto negativo que podem infligir na nossa saúde física e mental, despoletando estados de cansaço e depressivos cada vez mais graves e frequentes e até de burnout.
Para alcançar este equilíbrio é essencial ter capacidade e tempo para recuperar. E é precisamente a capacidade de recuperação (ou seja, a capacidade de parar) o elemento comum entre os atletas de alto rendimento, os pacientes em ciclos de tratamento mais agressivos e o universo corporativo. Mais importante do que trabalhar mais uma, duas ou quatro horas, é ser capaz de parar para recuperar.
Para José Luís Alvim, docente da Porto Business School, do ponto de vista organizacional é um desafio colossal encontrar o mecanismo de compensação e de equilíbrio; e este desafio estende-se às famílias e aos amigos. José Luís Alvim salienta que é igualmente importante ser capaz de identificar o nosso limite, com o objetivo de sermos capazes de parar e recuperar.
O momento de Q&A foi concluído com um pedido de uma receita de “start & stop” para um dia produtivo, com momentos de paragem e recuperação. José Soares recordou que cada um de nós deve adotar as sugestões que melhor se adaptam. Não existe uma única receita, contudo, José Soares, que gosta de rotinas, partilhou algumas das estratégias que usa diariamente para parar, recuperar e repor o seu equilíbrio, entre as quais, o duche frio matutino; fazer exercício todos os dias; não deixar passar mais de uma hora sem parar; ou ler um pouco à noite.
O livro “Start & Stop” está à venda nos pontos de venda habituais e na loja Canvas, na Porto Business School. Os direitos de autor do livro revertem para a Liga Portuguesa contra o Cancro.