É uma marca com pronúncia do Norte, produzida em Felgueiras e inspirada no Porto, Lisboa, Madeira, Açores e Algarve.
A Shoevenir, startup incubada na UPTEC, lança coleção de sneakers sustentável e vegan. Criada por dois amigos de infância, Gonçalo Marques, antigo aluno da Pós-graduação em Digital Business da Porto Business School, e Miguel Lopes, formado em Design de Comunicação, a Shoevenir trabalha com materiais amigos do ambiente, como é o caso da cortiça reciclada, pele sintética e uma sola 100% reciclável. Com a missão de compensar a pegada carbónica da produção, a marca planta uma árvore por cada par vendido.
Para Gonçalo Marques, cofundador da Shoevenir é vital “continuar a ter memórias incríveis no nosso planeta, por isso colocamos a sustentabilidade no centro de tudo. Isso significa melhores materiais, processos e sneakers mais duradouros e versáteis”.
A ideia nasceu no final de 2019, quando os dois amigos sonharam imortalizar memórias de viagens em sneakers criados com materiais sustentáveis.
Depois de registada a marca em Portugal e na União Europeia, foi decisivo encontrar os parceiros certos. Gonçalo afirma “desde o primeiro momento percebemos que o investimento associado à criação da Shoevenir seria alto, e por isso, tínhamos de encontrar pessoas que acreditassem e investissem em nós” e acrescenta “estas parcerias-chave foram feitas com o IAPMEI, que nos garantiu instrumentos financeiros e de mentoria, e com a fábrica Jovan, que investiu no desenvolvimento de protótipos e testes para os nossos sneakers se tornarem reais".
Depois de encontrar a parceira de produção, a Jovan, o duo começou a desenvolver a ideia. E em 2020, a startup foi escolhida para o programa StartUP Voucher, para o Tourism Explorers, coorganizado pelo Turismo de Portugal e para a Escola de Startups da UPTEC.
A primeira Coleção da Shoevenir, inspirada em cinco destinos turísticos portugueses (Porto, Lisboa, Madeira, Açores e Algarve), alia Turismo, Arte e Sustentabilidade. E inclui ainda os sneakers Cloud, completamente brancos, para um look clean ou para a personalização da sua memória. A Shoevenir convidou “alguns dos melhores artistas nacionais no campo da street art, artes plásticas e design, a criar uma ilustração para cada lugar”, partilha Gonçalo Marques. A ilustração é aplicada nas partes interior e inferior do sneaker e nos produtos complementares.
Durante quase dois anos o Gonçalo e o Miguel investiram tempo e dinheiro para dar vida à Shoevenir. Para completar a última etapa desta primeira coleção, o Gonçalo e o Miguel criaram uma ação de crowdfunding para assegurar a liquidez necessária para a produção de stock, mas também “para validar o produto e perceber se realmente existe desejo pelas Shoevenirs”, explica o Gonçalo Marques.
O Gonçalo e o Miguel partilham “orgulhosamente, podemos dizer que contamos com encomendas de 24 países e já angariámos o valor que precisávamos, 25000€”.
Gonçalo, antigo aluno da Pós-graduação em Digital Business, destaca o papel da Escola no seu percurso empreendedor: “a Porto Business School permitiu-me adquirir conhecimentos essenciais que foram aplicados durante o desenvolvimento da Shoevenir. Desde o modelo de negócio até às questões relacionadas com marketing, foram passados conhecimentos importantes. Para além disso, pude aprender muito com a experiência dos meus colegas de turma, que estiveram sempre prontos para ajudar.”
O futuro avizinha-se próspero, mas Gonçalo explica que para já o grande foco é a produção, que depois de finalizada esta última etapa da primeira coleção é que a dupla irá focar-se “nos próximos passos”.
Na despedida, Gonçalo e Miguel revelam dois objetivos a longo prazo: “fazer Shoevenirs inspiradas noutros lugares – Shoevenir Barcelona ou Shoevenir Londres, por exemplo. Queremos também colocar a nossa marca em vários marketplaces e lojas físicas para aumentarmos a nossa presença”.