Haverá melhor forma de aprender do que viver a experiência na primeira pessoa? E melhor cidade para aprender tudo sobre negócios e inovação do que Nova Iorque, palco do mercado global?
No mês de abril os cerca de 100 alunos do MBA Executivo e do The Magellan MBA embarcaram rumo a uma nova aventura - uma semana de aulas numa das melhores universidades do mundo - a Cornell Samuel Curtis Johnson College of Business ocupa a posição #17 no Times Higher Education -, e a possibilidade de explorar os negócios em dois mundos opostos - a Big Apple e todo o buzz de uma cidade que é o centro de negócios globais e a experiência de um ecossistema de negócios, a comunidade que rodeia e gravita em torno do campus de Ithaca.
Durante uma semana os alunos de MBA viveram uma verdadeira "experiência de imersão". O primeiro impacto foi um pouco desconcertante, no início. Sair da zona de conforto não é tarefa fácil.
A primeira aula rapidamente se ajustou para criar um verdadeiro laboratório de inovação e os alunos viram-se nas ruas de Nova Iorque, na pele do cliente. E foram visitar os negócios selecionados, experimentar, "sem rede" para trazer, na primeira pessoa insights reais do consumidor, elementos valiosos para criar inovação, verdadeiramente. Literalmente, fizeram o reconhecimento do campo - visitaram restaurantes, lojas, pontos de turismo, museus e até uma biblioteca, de mapa em punho. No regresso puderam partilhar ideias, avaliar os insights trazidos e criar inovação, recorrendo ao design thinking.
Seguiram-se as experiências e a oportunidade de tomar contacto de perto e ouvir histórias, na primeira pessoa, da Managing Director dos Red Bear Angels, uma rede de angels investors e entusiastas de start-ups que se dedicam a apoiar empresas fundadas ou lideradas por alumni, alunos ou professores da Universidade de Cornell. Apesar de não ter qualquer vínculo formal com a Universidade, os seus fundadores são antigos alunos e o nome - Red Bear Angels - é inspirado na mascote não oficial de Cornell. A Red Bear Angels surge com um objetivo claro - catalisar a rede de alumni para providenciar capital, conhecimento e experiência e tirar o máximo de partido do conhecimento Alguns anos após a sua fundação a Red Bear Angels tem já um track record relevante - mais de 20 projetos desenvolvidos com um capital médio de 250.000$.
A chegada a Ithaca e a imersão num ecossistema de negócios único
A chegada a Ithaca foi marcante. Imagine toda uma comunidade, uma cidade, com um elemento comum - a Universidade de Cornell. Uma cidade em que todos os negócios estão ligados, e em que a sustentabilidade está na agenda do dia. Antigos alunos foram criando os seus próprios negócios, em redor do campus, com um objetivo muito presente - a sustentabilidade e o apoio mútuo. É o café que usa grãos torrados localmente, o hotel e restaurante, que recorrem aos produtores locais, as soluções alternativas de alojamento,... e uma cultura que se respira de apoio mútuo. A cidade acolhe os alunos e as suas ideas de negócios e em retorno, os alunos estão a contribuir para o desenvolvimento económico da cidade, fazendo lembrar as corporações de ofício ou guildas da Idade Média, mas back to the future.