As empresas querem-se cada vez mais sustentáveis e não apenas do ponto de vista económico ou financeiro. Faz parte da sua missão e valores a adoção de boas práticas para diminuir a pegada ecológica o que permite, além de contribuir um mundo melhor, ir ao encontro das preocupações dos consumidores. Nesta edição, partilhamos o caso da LIPOR, cuja política de sustentabilidade e o contributo ambiental para o país foi recentemente distinguido nos Troféus Luso-Franceses 2016, na categoria Troféu Desenvolvimento Sustentável.
“Rumo à Sustentabilidade” é o mote da estratégia da LIPOR - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto. A celebrar 35 anos de vida, a abordagem à sustentabilidade está na génese da LIPOR e assume-se como complementar à sua atividade core, de gestão e valorização dos resíduos urbanos produzidos pelos oito municípios associados: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.
Na história mais recente da empresa, sobretudo a partir dos anos 2000, a estratégia da empresa baseia-se na adaptação de diretrizes nacionais e comunitárias, na conservação das certificações dos sistemas de gestão, no envolvimento e diálogo com os stakeholders, na implementação e acompanhamento de projetos, desde ações de sensibilização ambiental, à formação interna dos seus colaboradores passando também pelos por projetos inclusivos para pessoas com deficiência.
.Medidas rumo à sustentabilidade
A sustentabilidade na LIPOR reflete o compromisso com as pessoas e na gestão de recursos, na implementação de uma política de proximidade com a comunidade envolvente e envolvimento com os stakeholders, numa ótica de gerar valor equitativo económico, social e ambiental.
“Somos parte de um todo e somos parte de um todo porque somos pessoas, somos parceiros, somos recursos e, portanto, somos sustentabilidade. Aquilo que é o meu entendimento e o de toda a organização, a convicção de que só poderemos ir mais longe, estarmos mais juntos, fazermos mais e melhor tendo um enfoque muito claro e firme não só aonde queremos chegar, mas como lá queremos chegamos”, sustenta Paula Mendes, Diretora do Departamento de Educação, Comunicação e Marketing da Lipor.
No envolvimento com a comunidade, destaque para o Programa de Educação e Intervenção Ambiental, que visa criar uma oferta educativa que promova o compromisso dos cidadãos com boas práticas ambientais, facilitando a aquisição de competências promotoras de maior intervenção cívica e ambientalmente responsáveis e sustentáveis, tendo sido abrangidas nas ações de educação e sensibilização ambiental 88.688 pessoas em 2016.
Outra iniciativa de sucesso da Lipor é a Operação Tampinhas, em que cidadãos separam as tampas de plástico das garrafas de plástico para líquidos alimentares, e que já vai para a 13ª fase, refletindo o envolvimento não só com os princípios básicos do desenvolvimento sustentável, como também de responsabilidade social. Este projeto permitiu, em 2016, doar 79 equipamentos médicos ortopédicos, beneficiando 37 entidades, e reciclar 39 toneladas de tampinhas.
Na gestão de recursos, a LIPOR tem um exemplo ímpar de excelência, o Nutrimais, um corretivo agrícola orgânico, 100% natural, proveniente da compostagem de matérias-primas separadas na origem e produzido exclusivamente através de resíduos orgânicos. O Nutrimais é certificado para a agricultura biológica, obtendo o corretivo a certificação SATIVA).
. O impacto das medidas
As medidas de sustentabilidade adotadas pela LIPOR tiveram um impacto significativo nas áreas financeira e ambiental. O ano de 2016 registou um crescimento face a 2015, no Volume de Negócios, EBITDA e Resultado Líquido, de 1%, 9% e 29%, respetivamente. Um resultado positivo que “demonstra, o esforço quotidiano da organização, numa procura incessante de novas e eficazes soluções, redesenhando processos, capacitando os colaboradores, com vista à otimização dos processos e contenção de custos”, sustenta Paula Mendes.
A política de sustentabilidade da LIPOR e o contributo ambiental para o país foi recentemente distinguido nos Troféus Luso-Franceses 2016, na categoria Troféu Desenvolvimento Sustentável.
Paula Mendes reitera o compromisso da LIPOR na área da sustentabilidade, “sinónimo da aposta na qualidade, na transparência e sobretudo na relação estreita com os parceiros das organizações que representam, para que possa ser potenciada a melhoria da qualidade de vida das nossas comunidades, privilegiando a proteção do ambiente, e que estas se possam refletir em retorno para a nossa economia nacional”. Para a concretização deste compromisso, a diretora do Departamento de Educação, Comunicação e Marketing da LIPOR sublinha a importância da comunicação do desempenho da empresa como um “veículo valoroso disseminador da sustentabilidade” e “como um meio privilegiado de assumir publicamente os compromissos e ganhar, assim, a confiança de todos com quem nos relacionamos”.
. Impacto na gestão de pessoas e na competitividade
As políticas de sustentabilidade e de responsabilidade social da LIPOR não estão somente viradas para a comunidade e parceiros externos com os quais a empresa desenvolve atividades de formação e educação ambiental. A aposta constante em iniciativas que potenciam a mudança de comportamentos está patente no capital humano da organização, com 4.200 horas de formação contínua dos seus colaboradores em 2016, e externamente, pela distinção ao nível da notoriedade e do forte envolvimento.
Assumindo o desafio da sustentabilidade e o compromisso com as prioridades globais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a LIPOR integra estes objetivos nas suas estratégias empresariais, o que representa claramente “uma vantagem competitiva” e se traduz na implementação de um processo estruturado de inovação, na garantia da conformidade dos Sistemas de Gestão da Qualidade , no desenvolvimento do Programa de Educação e Intervenção Ambiental, na promoção da Prevenção da Produção de Resíduos, na implementação da Estratégia LIPOR 3M e da Estratégia de Biodiversidade bem como no estabelecimento de parcerias.
LIPOR: SUSTENTABILIDADE EM NÚMEROS
. Programa de Educação e Intervenção Ambiental
88.688 pessoas em 2016
. Operação Tampinhas
2016
39 toneladas de tampinhas recicladas
79 equipamentos médicos ortopédicos doados
37 entidades beneficiadas com a iniciativa
. Impacto das medidas adotadas
Aumento do Resultado Líquido de 29% em 2016 face a 2015
4.200 horas de formação contínua dos seus colaboradores, em 2016