Na última década, o Design Thinking tornou-se um dos principais tópicos de discussão nas áreas de gestão e inovação. Mas, afinal, o que torna esta metodologia centrada no ser humano e na lógica colaborativa para a resolução de problemas tão importante para as empresas? Rui Quinta, cofundador da With Company e de projetos como a Peixaria Centenária, um negócio tradicional que se reinventou, explica como o design entra nos processos de inovação de marcas, desde pequenas start-ups a grandes empresas.
Uma abordagem colaborativa que une os elementos de uma empresa na procura de soluções para um problema: é assim que o Design Thinking se pode resumir. Todos os inputs de colaboradores, chefias e criativos que trabalham as marcas são ouvidos em conjunto e, através desta metodologia, torna-se mais fácil pensar as questões certas, entender comportamentos humanos, colocar em primeiro lugar as necessidades das pessoas e desenhar a partir daí. “Leva-nos a questionar permanentemente cada pormenor, a cada momento de um processo de design, e impede-nos de saltar diretamente para a ideia ou para a resolução do problema sem o entender efetivamente bem”, afirma Rui Quinta.
O cofundador da With Company explica como o Design Thinking entra no dia-a-dia das empresas, num trabalho conjunto “com as pessoas e não para os clientes”: “Se tenho de desenhar uma marca para uma start-up, vou envolver pessoas que trabalham para essa marca, como o CEO e o CFO, e, se faço uma marca para um ecossistema empreendedor, vou tentar envolver centenas ou milhares de pessoas no processo de criação”. Foi isso que fizeram ao promover sessões de criação conjunta com a cidade de Lisboa e com os diferentes players do ecossistema empreendedor (como o Made of Lisboa) e ao criar uma plataforma digital onde recolhiam opiniões, promoviam jogos e ‘gamificavam’ o próprio processo de design da marca e do espaço digital. “Isto é um pouco complexo, todo este processo criativo, daí que haja clientes que trabalham a 100% nas equipas de projeto”, explica.
Peixaria Centenária: a reinvenção de um negócio tradicional pelo design
Rui Quinta é designer de comunicação, e, nos últimos 13 anos, trabalhou com várias agências e clientes (IDEO, BBDO, FourSeasons, Jerónimo Martins) em Portugal, Alemanha, Itália e Brasil. É ainda fundador de três marcas – a Peixaria Centenária, a Toyno (estúdio de design) e a With Company (consultora de design estratégico). Estudou um ano na School of Design Thinking, em Berlim, e foi lá que descobriu o Design Thinking e o oceano de possibilidades que este lhe abriu.
“Eu era um designer que desenhava coisas estéticas e bonitas, mas para quê? Faltava fazer mais perguntas, entender o cliente. Percebi que aquilo que sabia, que tinha estudado, ou o designer que havia em mim, tinha capacidade para fazer muito mais do que desenhar coisas bonitas, tinha capacidade para desenhar serviços e produtos, negócios a partir da necessidade das pessoas. Diria que me ajudou a desenhar os projetos que faço para os meus clientes a partir dessas empresas e depois ajudou-me a desenhar as minhas três companhias”, sublinha o membro da rede internacional de inovação WWHDO, que esteve na Porto Business School como orador da masterclass “Designing the ways to design everything”.
Na Peixaria Centenária, um dos negócios mais visíveis que fundou, Rui Quinta procurou entender o que os clientes querem, os seus perfis e os produtos que lhes são mais apelativos, para que na loja “continue a entrar quer a “velhinha do bairro”, quer a família com algum poder económico”. E como é que isso foi possível? Primeiro, ouviu as pessoas, soube bem a história e contexto do negócio e estudou o ambiente envolvente, o comportamento dos consumidores e dos concorrentes, as tendências de mercado e as oportunidades que podia explorar.
O resultado foi uma peixaria cool, com um design e comunicação atrativos, com processos de gestão e comunicação otimizados, que identificou novos canais de vendas e distribuição, reduziu 2/3 da dívida que tinha e cresceu enquanto negócio ao longo de 6 anos consecutivos.
Em julho, a Porto Business School lança mais uma edição do programa Design Thinking Experience.