Longe vai o tempo em que o setor da cortiça significava apenas a produção de rolhas para garrafas de vinho ou produtos associados. O setor reinventou-se e fez uma forte aposta na Inovação. Atualmente a cortiça é utilizada na produção de todo o tipo de acessórios, desde malas, calçado, mobiliário e até mesmo na indústria aeroespacial. Aqui ficam alguns exemplos de empresas que estão a transformar o setor da cortiça.
CR Cortiças
“O mundo em cortiça” ou “tudo o que pode imaginar e tudo o que precisa em cortiça, só para si!” são os lemas desta empresa sedeada em Santa Maria de Lamas.
O catálogo da CR Cortiças não podia ser mais diversificado: sapatos, sapatilhas, sandálias, candeeiros, capas para telemóveis, boinas e todo o tipo de acessórios associados ao universo do vinho.
Nada como explorar os seus produtos em CR Cortiças.
Granorte
Fundada em 1972 a GRANORTE “oferece uma gama completa de produtos de cortiça, desde granulados até aglomerados de cortiça, rolhas de cortiça, revestimentos de paredes e pavimentos”.
Entre os seus produtos destacam-se os revestimentos para parede e chão em cortiça, bem como pisos flutuantes em cortiça.
Todo o universo da empresa pode ser aprofundado em Granorte.
3DCORK
Definem-se como “uma empresa familiar, 100% portuguesa” que dá o seu “melhor em cada produto e em cada novo projeto. Acima de tudo adoramos o que fazemos, adoramos criar em cortiça e a 3DCORK é parte da nossa família”.
Criada em 2006, a 3DCORK tem no seu catálogo produtos que vão desde malas, solas, acessórios e artigos de cozinha.
E aposta na Inovação: “trabalhamos de perto com centros tecnológicos e universidades para apresentar aos nossos clientes as melhores soluções técnicas e a preços competitivos”.
A realidade da empresa pode ser consultada em 3DCORK.
Muratto
“Da natureza à sua casa” é o lema desta empresa de revestimentos de parede em cortiça.
Nascida em 2013, a Muratto “estabeleceu o objetivo de deslumbrar as pessoas com os seus produtos inovadores”. Talvez por isso mesmo a sua principal diferenciação seja a aposta na inovação e no design.
Tudo sobre a Muratto pode ser consultado Aqui.
DAM
A DAM é toda ela “sobre design, artesanato e mobiliário. Trata-se de produtos que contam histórias”. E muitas delas com cortiça.
Dividida entre São João da Madeira, Fafe e Santo Tirso, a empresa criada pelos designers Hugo Silva e Joana Santos “desenvolve soluções de design integradas, envolvendo pensamento estratégico, tecnologia e identidade”.
Procuram unir a tradição e a modernidade através da combinação de “técnicas e materiais tradicionais com desenho criativo. Apela às emoções, à simplicidade e à qualidade de vida. A cultura portuguesa e as coisas quotidianas comuns são a inspiração”.
A criatividade dos seus produtos pode ser confirmada em DAM.
Amorim Cork Composites
“Esforçamo-nos diariamente para reinventar o mundo ao reciclar, reutilizar e reinventar materiais totalmente naturais e orgânicos. E, assim, inventamos um novo mundo”. E esse novo mundo vai desde o piso para comboios de alta velocidade, ao isolamento acústico do segundo maior edifício de Kuala Lumpur ou aos produtos de alta qualidade para a indústria aeroespacial.
A Amorim dispensa apresentações, mas ainda há muita informação a explorar em Amorim Cork Composites.
Sedacor
A Sedacor é uma empresa do grupo JPSCORKGROUP, que tinha como objetivo inicial “produzir e comercializar produtos de cortiça não destinados à indústria vinícola. Com a evolução do sector, rapidamente se dedicou à produção de blocos e folhas de aglomerado de cortiça, bem como à produção de pavimentos e revestimentos à base de cortiça”.
“Baseada na qualidade dos seus produtos, e na aposta constante da investigação e desenvolvimento”, a Sedacor é uma empresa “que se destaca pela diferença que faz na procura constante de novas aplicações em e com cortiça, como é o caso da sua pioneira gama de tecidos de cortiça inovadores, bem como o desenvolvimento dos primeiros colchões em cortiça ou da sua nova criação de pavimento de cortiça em rolo”.
Tudo sobre a Sedacor em JPSCORKGROUP.