A sustentabilidade é, hoje em dia, uma presença incontornável nas nossas vidas. Com a força que ganhou ultimamente, acaba, por consequência, por influenciar a forma como os negócios acontecem. Deixaram então os negócios de ser só económicos e passaram, positivamente, a incluir a proteção do meio ambiente e a equidade social.
Falar de imobiliário é também falar destes três pilares. Os investimentos imobiliários perduram no tempo, transformam-se, reinventam-se e servem a sociedade e onde o ambiente construído é determinante para qualquer estratégia global de sustentabilidade.
A forma de fazer negócios e investimentos também acompanha esta evolução, é, ao dia de hoje, completamente diferente do que observávamos há uns anos. No entanto, podemos, como nosso dever, aumentar a velocidade dessa mudança, com conhecimento, formação, partilha de exemplo e ter novos líderes organizacionais empenhados em entregar um mundo mais sustentável aos nossos filhos.
O setor imobiliário será sempre um dos pilares da sociedade, desde logo pelo garante de acesso à habitação, aos serviços básicos e complementares e, como tal, um dos setores que tem de estar sempre preparado para responder a esta transformação. Cabe-nos compreender o impacto da sustentabilidade no nosso dia-a-dia, saber identificar as oportunidades das organizações na transformação/sustentabilidade, desenhar estratégias de desenvolvimento sustentável e implementar e avaliar estratégias.
Para responder a estes desafios, de forma a acompanhar esta mudança, os “executores” do setor tem de ganhar competências em matérias fundamentais. É de vital importância saber como vão implementar as boas formas de ESG nas organizações e nos projetos imobiliários, como ter boas e sustentáveis práticas, como transformar a construção, como liderar pelo exemplo e como alinhar a estratégia de uma organização com estes desafios.
Sabemos bem da importância da capacidade de resposta, rapidez de implementação e ação nos nossos dias, na gestão dos projetos imobiliários, e não só, mas também das organizações.
Falar de sustentabilidade e Environmental Social Governace, são práticas que estão a entrar no nosso dia a dia mas ainda sem o rigor que necessitamos.
Neste momento, o desafio do setor imobiliário é de que forma consegue aumentar a sua maturidade nestas matérias, alinhados com as melhores práticas de mercado e com uma nova abordagem holística da gestão imobiliária, que extravase a viabilidade financeira, e alie esta às dimensão social e ambiental e à prova do futuro.
Artigo de Bento Aires, Diretor do Open Executive Programme Sustentabilidade no Imobiliário.