Pronto para empreender? Nova edição do Business Ignition Programme arranca em janeiro, na Porto Business School
O programa de iteração de modelos de negócio para tecnologias desenvolvidas no meio académico - BIP - Business Ignition Programme - do qual a Porto Business School é parceira, vai ter uma nova edição já em janeiro.
O programa de incentivo à criação de novos modelos de negócio e de start-ups com base em tecnologias desenvolvidas na academia vai já na terceira edição, com arranque previsto para 15 de janeiro, na Porto Business School.
As inscrições para o BIP - Business Ignition Programme estão abertas e podem ser feitas no site do programa. A iniciativa destina-se a participantes que tenham uma ideia de negócio ou um projeto com potencial para ser transformado num negócio ou para quem tem competências na área do empreendedorismo e gostava de se juntar a uma equipa de trabalho.
Durante 12 semanas, as equipas vão ter a oportunidade de desenvolver, testar e validar os modelos de negócio com o apoio de tutores e mentores experientes. As equipas vão ter ainda acesso a uma bolsa de recursos e financiamento e a fundos para o desenvolvimento do projeto.
O BIP - Business Ignition Programme é um programa de iteração de modelos de negócio que segue a metodologia de Lean Start-Up que tem como objetivos identificar oportunidades de mercado para os potenciais produtos/serviços resultantes de investigação, responder a desafios e necessidades de empresas, criar novas oportunidades de negócio de base tecnológica.
“O objetivo é muito ambicioso e aquilo que nós pretendemos é pegar em conhecimento e tecnologia e ajudar a construir um modelo de negócio à volta das tecnologias, criando equipas multidisciplinares, e por equipas multidisciplinares refiro-me ao próprio investigador, ou seja, o detentor de tecnologia, o seu aluno de doutoramento, um elemento de negócio e mentores”, adianta Maria Oliveira, coordenadora da U.Porto Inovação, entidade promotora do programa.
A responsável esclarece que o programa não tem de terminar necessariamente com a criação de start-ups. “ Pode ser um negócio em parceria com uma grande empresa. A Sonae é um dos nossos parceiros neste programa e, nesse sentido, identificamos algumas ideias ou projetos que possam interessar ao mercado do retalho, por isso pode sair daqui um acordo com a Sonae, um licenciamento ou uma parceria para um projeto futuro, e esse é o nosso objetivo”, explica Maria Oliveira, da U.Porto Inovação.
O Business Ignition Programme é um projeto financiado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, organizado pela U.Porto Inovação, CIIMAR e INESC TEC, em parceria com a Porto Business School.