O caso "Farfetch's distribution strategy (r)evolution" desenvolvido por 3 alunos da Pós-Graduação em Direção de Empresas, foi o grande vencedor da sexta edição do Prémio Estudo de Casos 2019.
O caso "Farfetch's distribution strategy (r)evolution" desenvolvido por Daniel Freitas, João Cardoso e Pedro Simões, alunos da Pós-Graduação em Direção de Empresas, foi o grande vencedor da sexta edição do Prémio Estudo de Casos 2019! Participaram também nesta iniciativa os alunos do The Magellan MBA que desenvolveram o caso “GPS - Global Product Solutions”, um dos seis finalistas ao prémio, tendo sido reconhecidos com uma menção honrosa.
“A participação neste concurso foi o culminar de um grande ano e de uma pós-graduação bastante abrangente”, conclui Pedro Simões, um dos alunos que integrou a equipa vencedora. A cerimónia de entrega dos prémios ocorreu ontem, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Desta vez, foram os nossos alunos de Pós-Graduação que receberam o primeiro prémio, no valor de 5.000 euros, pelo deenvolcimento do caso da empresa portuguesa de e-commerce de moda de luxo Farfetch.
Coordenado por Rosário Moreira e supervionado por Pedro Amorim, docentes da Porto Business School, o case study elaborado pelos alunos no âmbito do seu Projeto Final, aprofundou o modelo de negócio da Farfetch perante um universo de empresas tecnológicas e inovadoras, analisando também a importância da sua estratégia de distribuição e as consequências das mudanças no modelo de distribuição. “O nosso estudo de caso focou-se num problema operacional da Farfetch, uma das empresas de grande sucesso, sem excluir toda a componente financeira e de gestão de recursos. O que fizemos foi questionar «porque não a Farfetch mudar de rumo?» e, se isso acontecer, quais serão as consequências, sendo o objetivo continuar a crescer e serem fiéis a si mesmos”, refere Pedro Simões.
Mas as boas notícias não ficaram por aqui: Hugo Oliveira e Vasco Amoroso, alunos do The Magellan MBA, que apresentaram o caso da empresa GPS - Global Product Solutions, receberam uma menção honrosa pelo seu trabalho. Este ano, 18 equipas de 10 escolas de gestão portuguesas estiveram a competir pelo prémio, uma iniciativa conjunta do Fórum de Administradores e Gestores de Empresas (FAE) e do banco Santander. O caso da Farfetch é mais uma ferramenta que pode ser utilizada nas escolas de negócio, contribuindo para o conjunto de materiais pedagógicos e para a formação de novos gestores.
Parabéns a todos!