Desde 2011, a Porto Business School integra o prestigiado Financial Times Executive Education Ranking, e pelo segundo ano consecutivo, destaca-se entre as 50 melhores escolas de negócios do mundo, tendo alcançado o 34º lugar.
A Porto Business School foi novamente eleita como uma das melhores escolas de negócios do mundo no segmento da educação executiva. No Ranking Executive Education do Financial Times – que contempla 75 instituições –, a Escola continua a progredir no top 50, alcançando o 34º lugar e subindo seis posições, em relação ao ano anterior. A classificação da Escola de Negócios da Universidade do Porto resulta da combinação das categorias Open e Custom na formação de executivos, em que ocupa a 42ª e a 46ª posição, respetivamente. Neste ponto, refira-se que a Porto Business School foi a única das cinco escolas portuguesas em competição a melhorar em ambas as categorias, tendo subido 11 posições na categoria Open e duas posições na categoria Custom.
Para José Esteves, dean da Porto Business School, “é um enorme orgulho voltar a figurar num ranking tão prestigiado como é o caso do Financial Times”. E continua: “estes resultados demonstram, uma vez mais, o sucesso do trabalho de antecipação e adaptação da Porto Business School às novas exigências do mundo dos negócios, tão marcado pela incerteza. Numa sociedade em constante transformação, nomeadamente no que diz respeito à inovação digital e tecnológica e à sustentabilidade, continuamos, ano após ano, a ser uma referência internacional na área da formação em gestão e a responder às necessidades atuais dos executivos”.
Na categoria Open, a Porto Business School destacou-se entre as restantes escolas portuguesas ao obter a pontuação mais elevada em “Satisfação Geral” (9.57, numa escala de 1 a 10). No inquérito às escolas, foi, também, a instituição portuguesa com melhor pontuação na variável “Escolas Parceiras”, tendo, ainda, melhorado a pontuação em “Participantes Internacionais”, “Localização” e “Escolas Parceiras”. Já no inquérito aos participantes, a Porto Business School subiu a pontuação em 6 dos 9 indicadores, incluindo “Preparação”, “Desenho do Programa” e “Métodos e Materiais de Ensino”.
No que diz respeito à categoria Custom, a Porto Business School está no top 3 nacional em “Satisfação Geral” (com uma pontuação de 7.41, numa escala de 1 a 10), posição que manteve em todas as variáveis no inquérito aos clientes. Por sua vez, no inquérito corporativo, a Porto Business School melhorou a sua pontuação em 7 dos 9 indicadores, entre os quais “Desenho do Programa”, "Métodos e Materiais de Ensino”, “Novas Competências e Aprendizagem” e “Relação qualidade-preço”.
Além da Porto Business School, a edição de 2023 do Financial Times Executive Education Ranking, que destaca as melhores escolas de negócios a nível internacional, conta com a presença de quatro outras escolas de negócios portuguesas.
Refira-se, ainda, que, a Porto Business School e a Faculdade de Economia da Universidade do Porto, participam conjuntamente neste ranking do Financial Times (University of Porto | FEP-PBS), enquanto instituições de ensino nas áreas da economia, gestão e negócios da UP, sendo que a oferta formativa incluída especificamente no ranking agora publicado (Executive Education) é da responsabilidade da Porto Business School.
Como instituição de ensino, o propósito da Porto Business School é continuar a melhorar os nossos programas e serviços, com o objetivo de proporcionar uma educação executiva relevante e de qualidade, educando líderes responsáveis e inovadores, que desejem criar impacto e que promovam práticas sustentáveis.