Todos os anos alunos oriundos de outros países escolhem a Porto Business School para investir na sua formação académica. Alemanha, África do Sul, Angola, Bielorrússia, Brasil, Canadá, Colômbia, Espanha, Estados Unidos da América, Guatemala, Guiné, México, Moçambique, Moldávia, Paquistão, Porto Rico, Reino Unido, Síria e Zâmbia são apenas alguns dos países de origem dos alunos que elegeram a Porto Business School neste ano letivo 2021/2022.
Para estes alunos, iniciar um novo ciclo de estudos significa muito mais do que conciliar horários, responsabilidades e prazos profissionais e académicos. Começar uma nova etapa académica significa também interagir não só com a cultura portuguesa, mas também com as culturas dos colegas, que provavelmente no final desta jornada se terão tornado amigos para a vida.
A pensar neste período de adaptação, e com o objetivo de aproximar, ainda mais, os participantes internacionais dos diversos programas de MBA e Pós-Graduações, no dia 23 de outubro a Porto Business School promoveu o International Student Welcome Day, uma tarde de lazer dedicada a todos os participantes além-fronteiras.
Num ambiente descontraído e informal este evento de boas-vindas foi o momento ideal para criar laços entre os alunos internacionais da Porto Business School.
O programa de acolhimento deste grupo de alunos começou com um passeio pela baixa portuense com a Porto Walkers, passando por alguns dos monumentos e espaços mais emblemáticos da cidade, entre os quais, a Sé do Porto, a Estação de São Bento, a Torre dos Clérigos e a Livraria Lello. O final da tarde foi destinado a um workshop de culinária no Worskhop Pop-Out, durante o qual os alunos, com o apoio do Chef Hugo Araújo prepararam o jantar, entre momentos de partilha, descontração e muita conversa.
Em conversa com Gabriela Caffé Alves, natural do Brasil e aluna da Pós-graduação em Finanças e Fiscalidade, e com Romero Bay, natural de Moçambique e aluno do The International MBA, foi possível vislumbrar o impacto real das iniciativas organizadas a pensar nos alunos internacionais.
Para Romero Bay, de Moçambique, que embarcou na aventura do The International MBA, os primeiros dias de aulas foram um pouco desafiantes, mas por causa de questões administrativas, como a demora da admissão do visto. Romero compara os primeiros dias “a trocar a roda de um veículo em andamento.”
Para Gabriela Alves, natural do Brasil e que iniciou a Pós-graduação em Finanças e Fiscalidade no início de outubro, partilha a importância das aulas pela qualidade e atualidade do conteúdo. “Além do material utilizado ser extremamente útil para o estudo e entendimento das aulas”, e acrescenta considerar “que serão fundamentais para a minha carreira.”
O Romero considera eventos, como o International Student Welcome Day, muito importantes para a integração dos alunos internacionais e para “conhecer pessoas na mesma situação.” Além disso, “trocar experiências e conselhos de quem já esteve na mesma situação é sempre ideal para quem está a tentar integrar-se numa nova sociedade”; e remata que “o mais importante é a confraternização”.
Para a Gabriela Alves, “os eventos são importantes, pois este tipo de receção faz com que os alunos se sintam parte de um projeto de transformação.” E acrescenta “o International Student Welcome Day foi excecional. A troca de experiências e o cuidado que tiveram em organizar um dia tão especial mostra o comprometimento e interesse real em nos receber. Estar fora do país de origem causa muitas incertezas e o International Student Welcome Day faz com que eu me sentisse realmente à vontade e acolhida. Sinceramente foi muito significativo para mim, como aluna e como pessoa. Obrigada”.
Na despedida, Romero partilha que a escolha da Porto Business School foi óbvia: pela possibilidade de frequentar um programa lecionado em inglês e o rating conquistado pelo MBA. Enquanto a Gabriela Alves recorda ter escolhido a Porto Business School “principalmente pelas oportunidades no mercado de trabalho que surgem tanto entre empresas nacionais, quanto multinacionais” e acrescenta que “o prestígio da instituição e a qualidade do curso serão, sem dúvida, definitivos na minha vida profissional”.
Todos os inícios trazem sempre alguns desafios. Sem descurar essa vertente de desafio, a opinião dos alunos que participaram neste International Student Welcome Day foi unânime: esta experiência académica já está a ser desafiante e inspiradora; e este evento foi um mimo bem recebido por este grupo que está já preparado para os desafios académicos desta jornada.