Programa WoMEn Leaders, lançado no Dia da Mulher, visa desenvolver, anualmente, skills de liderança em cerca de 70 mulheres no Grupo.
A Porto Business School lançou o WoMEn Leaders – Training Program For Leadership, programa exclusivamente desenhado para a Mota-Engil que visa reforçar as competências de liderança do Grupo, com o objetivo de impactar, anualmente, 70 mulheres da empresa. Focada nos desafios da igualdade de género, a Mota-Engil pretende reforçar a representatividade e inclusão na gestão e na tomada de decisão, tendo definido, no Plano Estratégico Building’26, a meta de atingir, até 2026, 30% de mulheres em cargos de liderança.
Enquadrado no plano global da igualdade de género definido pela Mota-Engil, o programa WoMEn Leaders pretende, assim, contribuir para a consecução da meta estratégica.
Neste sentido, e dada a escala internacional da Mota-Engil, a Porto Business School desenvolveu um programa personalizado B2B, em formato online, com sessões multi-idioma. Este programa apresenta-se como pioneiro no setor e resulta da forte parceria entre a Porto Business School e a Mota-Engil.
Segundo Catarina Quintela, diretora de Corporate Solutions, da Porto Business School, “a Liderança pressupõe levar as pessoas a resultados, com brilho nos olhos, isto é, motivadas e envolvidas por um propósito. No entanto, atualmente, isso passa por conciliar métricas e ferramentas de gestão de negócio com uma orientação para as pessoas que passe pelo crescimento e desenvolvimento pessoal de cada elemento da equipa.”
Já Luís Monteiro, Head of Corporate HR da Mota-Engil acrescenta que “este programa será uma base essencial para a atração de talento feminino, dentro e fora do Grupo, e, desse modo, continuarmos a transformar-nos numa Empresa cada vez mais representativa e inclusiva, nas diversas geografias e negócios do Grupo”.
O WoMEn Leaders irá proporcionar uma experiência de aprendizagem assente em três pilares, com o foco no desenvolvimento de competências de liderança, gestão e de adaptabilidade àquele que será o futuro corporativo (Me as a Leader, Me as a Manager e Me as a Change Maker). O programa contempla módulos de diversos temas, como por exemplo: Liderança Integral, Finanças, Resolução de Problemas, Sustentabilidade e Gestão da Mudança.
Recorde-se que, em dezembro de 2022, a Porto Business School divulgou os resultados do Ranking Mundial de Talento do IMD World Competitiveness Center 2022, dados que revelam que Portugal ocupa, atualmente, a 24ª posição, tendo registado uma subida de duas posições face ao ano anterior, em parte devido à importância da participação feminina na força de trabalho (49,7 por cento), um dos principais destaques. O WoMEn – Training Programme For Leadership pretende impactar 70 participantes da Mota-Engil, por ano, durante pelo menos três anos consecutivos.