A Porto Business School e o Grupo Mota-Engil, uma das 39 empresas associadas da Escola, estão a apostar no desenvolvimento de talento com a celebração de uma parceria para atribuir quatro bolsas a quadros do Grupo, que terão oportunidade de frequentar o The Digital MBA, o novo programa de MBA da Escola de Negócios da Universidade do Porto, lançado em maio deste ano.
As quatro bolsas serão atribuídas a quadros do grupo, em diferentes países, com idade até aos 35 anos, identificados com elevado potencial de desenvolvimento. Esta é, “uma forma do Grupo desenvolver o seu talento instalado, criando as competências necessárias para desenvolver as suas pessoas e preparando a organização para os desafios do futuro.”
O programa de bolsas, lançado em outubro, recebeu, até ao momento, aproximadamente 50 candidaturas, envolvendo pessoas de cerca de 10 nacionalidades e 12 países, entre os quais Portugal, México, Angola, África do Sul, Moçambique, Malawi, Colômbia, Irlanda, Polónia, Brasil e Costa do Marfim. A diversidade é também elevada quanto ao perfil dos candidatos, sendo que backgrounds académicos em Engenharia Civil e Economia/Gestão lideram a lista, mas existem também candidatos com formação de base em Arquitetura e Geografia.
Por trás desta iniciativa, nasce a vontade em continuar a investir em jovens com elevado potencial, através uma formação capaz de se ajustar à sua vida pessoal e profissional, mas também à sua localização geográfica. O The Digital MBA é um programa que, pelo seu caráter flexível, customizável e formato inovador, em Portugal, permite aos colaboradores escolherem onde, quando e como querem fazer a formação.
“Perante as novas exigências e volatilidade do presente, continuamos empenhados em trabalhar para responder aos desafios das empresas e para nos ajustarmos às suas necessidades. Esta parceria vai permitir-nos continuar a formar talento e a fornecer as ferramentas certas a pessoas com diferentes backgrounds, que queiram ir ao encontro de um futuro mais sólido e promissor. E o The Digital MBA tem essa visão de futuro”, salienta Ramon, O’Callaghan, Dean da Porto Business School.
Este projeto pioneiro, que inicia agora com o The Digital MBA, pretende tornar-se uma aposta a longo prazo, com vista a continuar a investir e desenvolver as competências de jovens de elevado potencial dentro do Grupo Mota-Engil. Segundo Luís Monteiro,Diretor Corporativo de Recursos Humanos “este novo contexto tem trazido inúmeros desafios, mas também oportunidades de repensar as formas de trabalho, colaboração e formação, designadamente à distância. Com os olhos postos no futuro, pretendemos reforçar a nossa aliança com a Porto Business School, instituição acreditada internacionalmente, oferecendo aos nossos jovens talentos a possibilidade de fazerem um MBA totalmente digital e investirem no seu desenvolvimento profissional a partir de qualquer parte do mundo.”