A Porto Business School e a Faculdade de Economia da Universidade do Porto assinaram a criação do Consórcio “University of Porto Business and Economics”, uma iniciativa que pretende fortalecer a parceria entre as duas instituições.
O objetivo é estreitar ainda mais a relação já existente, criando sinergias que permitam aprofundar a articulação das respetivas estratégias de crescimento e de internacionalização e estruturar os espaços de cooperação institucional.
Para Ramon O’Callaghan, dean da Porto Business School, a criação da University of Porto Business and Economics “abre portas para colaborações no domínios da investigação, novos programas que podem ser desenvolvidos e novas parcerias internacionais”.
Apesar de reconhecer que “temos um longo caminho a percorrer”, o líder da escola de negócios da U.Porto nota que ” há muito a ganhar ao juntar duas marcas muito reconhecidas, mas que, externamente, não são reconhecidas como fazendo parte da mesma coisa, que é a Universidade do Porto. No fundo, estamos a constituir uma entidade completa”, conclui.
José Varejão, diretor da Faculdade de Economia nota que o passo agora dado pode ser “importante para os processos de acreditação internacional que são cada vez mais importantes nas escolas de economia e de gestão”. Na prática, defende José Varejão, “os objetivos passam por assegurar a articulação que já existia de uma forma mais institucional” com a Porto Business School, com vista ao “robustecimento” da atividade de duas escolas que “estão naturalmente ligadas”.
À margem da assinatura do acordo, que decorreu na Biblioteca do Fundo Antigo da Reitoria, o Reitor da Universidade do Porto manifestou ainda a vontade de “que esta união de forças resulte numa mais valia em termos dos rankings das duas escolas e na projeção que elas têm”.