No dia 23 de novembro, a Porto Business School celebrou o seu 35º aniversário com um jantar comemorativo, que contou com a presença de representantes das empresas associadas e outros convidados institucionais da escola de negócios da Universidade do Porto.
Este dia de comemoração contou com a visita oficial de Isabel Schnabel, membro da Comissão Executiva do Banco Central Europeu (BCE), que felicitou a Porto Business School pelas três décadas e meia de atividade exemplar: “É um prazer estar aqui para celebrar o 35º aniversário da Porto Business School. A educação é a base da nossa sociedade e tem sido ótimo conhecer tantos alunos motivados”, assinalou Isabel Schnabel.
Além de refletir sobre a trajetória de sucesso da Porto Business School, Isabel Schnabel, membro da Comissão Executiva do BCE, partilhou ainda uma análise da política monetária no contexto de inflação, reforçando a relevância do papel desempenhado pela escola de negócios da Universidade do Porto na formação de profissionais motivados e comprometidos com a excelência.
José Esteves, dean da Porto Business School, partilhou: “Hoje, celebramos 35 anos de excelência académica e impacto na sociedade. Ao longo desta jornada, a Porto Business School tem formado líderes empresariais que têm contribuído para o desenvolvimento de Portugal e do mundo”. A diversidade e a inclusão foram também temas de destaque: “Acreditamos que uma escola diversa e inclusiva é uma escola melhor. Por isso, trabalhamos para promover um ambiente de aprendizagem e trabalho inclusivo e respeitoso transversal em todo o tecido empresarial”.
“O futuro da Porto Business School é promissor e encaramos com entusiasmo as oportunidades do futuro em áreas tão relevantes do setor empresarial, como são os casos da transformação digital, da sustentabilidade e, naturalmente, do talento. Estamos comprometidos com uma liderança sólida e reforçada, contribuindo para uma comunidade mais justa, bem formada, sustentável e competitiva.”, concluiu.
2023 assinalou o início de um novo ciclo diretivo
Em março deste ano, José Esteves - que conta com uma vasta experiência no setor empresarial e académico - assumiu a direção da Porto Business School, sucedendo a Ramon O’Callaghan. O objetivo do novo ciclo diretivo visa a continuidade do trabalho consolidado na perspetiva de uma jornada de expansão, repensando o posicionamento internacional e o redesenho dos programas da escola alinhados com as necessidades do mercado, do talento e dos padrões internacionais. Nesse sentido, o novo board executivo composto, ainda, por Patrícia Teixeira Lopes e Luís Garrido Marques, tem vindo a inovar nas metodologias de aprendizagem para líderes executivos, destacando-se no desenvolvimento de áreas fundamentais como inovação, sustentabilidade, diversidade, inclusão e empreendedorismo.
Innovation X Hub: Captar 1M€ por ano com criação de conhecimento
Recorde-se que, neste último mês, a Porto Business School anunciou o Innovation eXploration Hub (Innovation X Hub – IXH), um hub colaborativo para promover inovação transformadora, co-criação interdisciplinar e impacto positivo. Este hub inclui cinco “Impact Centers” especializados em sustentabilidade, turismo, empreendedorismo, inteligência artificial (IA) e desenvolvimento cross-continental de África. Refira-se que cada centro tem um modelo de gestão e financiamento próximo das empresas, com o objetivo de captar, aproximadamente e no total, um milhão de euros por ano.
O Innovation X Hub, composto pelo Sustainable Futures Center, Tourism Futures Center, Entrepreneurship Center, AI for Business Center e Africa Futures Center, responde à necessidade urgente de compreender as tendências globais futuras e fortalecer as conexões entre organizações, indivíduos, empreendedores, indústria e academia. Tendo por base as necessidades empresariais, contempla, assim, atividades de criação de conhecimento, desenvolvimento e implementação de projetos, applied research, desenho de programas educacionais de vanguarda, co-criação de soluções inovadoras para organizações e indivíduos, serviços de advisory, suporte e expertise, e a criação de comunidades de partilha e disseminação de conhecimento.
Porto Business School figura entre melhores escolas do mundo
Este ano, a Porto Business School consolidou a sua posição no top 50 das melhores escolas de negócios do mundo. Reconhecida no ranking Executive Education do Financial Times desde 2011, a escola avançou para o 34º lugar, uma ascensão de seis posições em relação ao ano anterior, tendo sido a única entre as cinco escolas portuguesas em competição a melhorar em ambas as categorias Open e Custom.
Veja alguns dos melhores momentos aqui.