Esta iniciativa promovida pela Câmara Municipal do Porto vem impulsionar a ambição do Porto de concretizar as metas ambientais definidas, entre as quais, o objetivo de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em 60% até 2030. No ano de 2019 a cidade do Porto conquistou 48% desta redução.
Até 2050 o Porto pretende ser uma cidade neutra e pretende também estar preparada para gerir os extremos climáticos.
Uma cidade mais sustentável, para a qual a descarbonização é crucial, é um processo exigente, mas é também o desafio mais importante que temos pela frente enquanto sociedade. E o seu sucesso depende do envolvimento e ação de todos - organizações e cidadãos.
O Porto, selecionado pela Comissão Europeia para o grupo das 100 Cidades Inteligentes e com Impacto neutro no Clima, e como Cidade Missão, promove o Pacto do Porto para o Clima, com o objetivo de “despertar a ação dos cidadãos e organizações e criar uma grande comunidade de aprendizagem, partilha e apoio mútuo”.
A Sustentabilidade, nas suas diversas vertentes, é um dos pilares estratégicos da Porto Business School. Por isso, a Escola desenvolve diversas iniciativas no âmbito da Sustentabilidade, das quais se destaca, a criação da horta urbana ecológica e eficiente. Considerada a maior do país, a horta da Porto Business School, localizada no telhado da Escola, conta atualmente com 70 camas de cultivo e ocupa uma área de 114 metros quadrados.
Sob a alçada da Sustentabilidade, a Porto Business School assume, assim, o compromisso de contribuir para um futuro mais sustentável para todos. Perante a exigência e urgência deste desígnio comum, que é a descarbonização e a criação de “cidades neutras”, a Porto Business School subscreveu o Pacto do Porto para o Clima.
O Pacto do Porto para o Clima está disponível para consulta aqui.