A Porto Business School anuncia este programa de bolsas de estudo para aprofundar as ligações com a academia e ecossistema empresarial da África do Sul.
Numa medida histórica, a Porto Business School introduziu um programa de bolsas de estudo de $120,000 (2.283.725,05 randes sul-africanos), cujo propósito é incentivar e jovens profissionais, mulheres executivas, candidatos excecionais a MBA com pontuação no exame GMAT acima de 700, e portugueses e descendentes de portugueses na África do Sul a prosseguir um MBA no estrangeiro.
José Esteves, Dean da Porto Business School, consolidou esta missão com uma visita à África do Sul no final de janeiro. Esta visita à África do Sul foi apoiada pela Embaixada Portuguesa na África do Sul, a delegação sul-africana da Aicep Portugal Global e a Embaixadora da África do Sul em Portugal, Sra. Mmamokwena Gaoretelelwe.
Esta visita culminou num Memorando de Entendimento (MoU) com a Toutele Agricultural College e a AgriSETA, promovendo colaborações académicas inovadoras, tais como dual degrees, semanas internacionais, programas conjuntos e intercâmbios de alunos. Além disso, o Vision Quest Institute foi também um parceiro importante desta visita na promoção das relações com as partes interessadas e construção de mentoria.
Esta missão foi apoiada por Sua Majestade o Rei Mathupa Lameck Mokoena e José Esteves, Dean da Porto Business School, com o objetivo de construir uma ponte entre as duas culturas e economias, em prol de benefícios mútuos, como empreendimentos colaborativos, trocas culturais e partilha de conhecimento. Durante a visita a Pretória, o Dean da Porto Business School ministrou uma masterclass dirigida a líderes sul-africanos sobre liderança transformacional para aspirantes a líderes globais.
Esta visita incluiu ainda reuniões estratégicas com instituições académicas influentes e representantes empresariais, fomentando parcerias, que são fundamentais para o crescimento educativo e empreendedor. José Esteves, Dean da Porto Business School, reuniu-se com o Gordon Institute of Business Science (GIBS), aicep Portugal Global - Agência para o Comércio e Investimento e o Instituto Camões. O Dean da Porto Business School reuniu-se também com o Departamento de Ensino Superior e Formação Profissional da África do Sul, a AGRIseta, o Embaixador Português, José Costa Pereira, e a Câmara de Comércio Portuguesa Sul-Africana (SAPCC).
José Esteves afirma: "o programa de bolsas de estudo da Porto Business School simboliza a nossa dedicação à promoção da liderança global. Não é apenas um investimento financeiro; espelha a nossa crença no poder transformador da educação. Procuramos unir o riquíssimo tecido cultural das heranças sul-africanas e portuguesas, enriquecendo, assim, o espírito académico e empreendedor entre continentes".
Além disso, a África do Sul, onde a comunidade portuguesa é uma das maiores do mundo, com cerca de 450.000 portugueses e descendentes de portugueses, e o continente africano em geral, são um foco-chave de crescimento para a Porto Business School. José Esteves, Dean da Porto Business School, acrescenta: "a minha recente viagem à África do Sul foi uma missão vibrante para semear as sementes da parceria e oportunidade. Nesta visita, foi possível dar passos significativos para unir culturas e economias em prol da prosperidade mútua. Por exemplo, ao assinar o Memorando de Entendimento com o Colégio de Agricultura Toutele e a AgriSETA, lançámos as bases para empreendimentos académicos inovadores e sinergias. É através destes empreendimentos colaborativos, trocas culturais e partilha de conhecimento que fomentamos um legado de sucesso partilhado e entendimento entre as nossas nações".
Por fim, no final de 2023, a escola de negócios lançou o Innovation x Hub, que promove a inovação e impulsiona o impacto positivo através de projetos, pesquisa aplicada e programas educacionais através dos seus Centros de Impacto e em colaboração com organizações, empreendedores e academia. O Africa Futures Center é um dos centros de impacto do Innovation X Hub, que trabalha no desenvolvimento de uma relação intercontinental com a África através de parcerias inovadoras, troca de conhecimento e liderança inclusiva.