A semana em que se assinalou o Dia Internacional da Energia apresenta-se como um momento oportuno para uma reflexão sobre o desafio que o continente Europeu tem pela frente – tornar-se o primeiro continente neutro, do ponto de vista climático e tornar a economia da UE sustentável.
De acordo com o The Circularity Gap Report, da Circle Economy, publicado em janeiro de 2020, o nosso mundo é agora apenas 8,6% circular. A economia mundial consome 100 mil milhões de toneladas de materiais por ano, pela primeira vez, mas a taxa de reciclagem de recursos foi invertida. De todos os minerais, combustíveis fósseis, metais e biomassa que entram nele todos os anos, apenas 8,6% são reciclados. Um valor que caiu 0,5% (8,6% em 2020 vs. 9,1% em 2018) desde que este report foi lançado, pela primeira vez, em 2018.
No último Beyond Now Webinar, João Wengorovius Meneses, Secretário-Geral do BCSD Portugal e Co-Diretor do Programa de Gestão Sustentável da Porto Business School, deixou o alerta: “Tudo o que relacione com alterações climáticas, aquecimento global, poluição, consumo excessivo de capital natural, perda de biodiversidade, produção de resíduos em larga escala, desigualdades sociais galopantes, pode ter consequências muitos mais dramáticas que a COVID-19 e uma recessão”.
Para o Co-Diretor do Programa de Gestão Sustentável da Porto Business School, muito embora não seja possível recuar no tempo, esta crise pandémica pode constituir uma oportunidade para as organizações repensarem melhor nas suas estratégias e ajustarem os seus modelos de negócio, apostando na sustentabilidade como uma vantagem competitiva nas suas empresas, num desafio que iguala em escala a transição digital. E o Pacto Ecológico Europeu constitui uma oportunidade de mudança sem precedentes.
O Green Deal ou, em português, o Pacto Ecológico Europeu é um acordo ambicioso que engloba um conjunto total de 50 ações a implementar até 2050, e que permitirá à União Europeia alcançar a neutralidade carbónica, retardando o aquecimento global e atenuando os seus efeitos.
Segundo a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, este é “o momento do homem na Lua para a Europa”.
O Pacto engloba todos os setores de atividade e percorre todas as políticas europeias, desde os transportes, agricultura, alimentação, indústria e infraestruturas. A meta da neutralidade carbónica foi traçada para 2050, sendo que até 2030 os gases com efeito de estufa deverão ser reduzidos entre 50 a 55%. Apoiado por investimentos em tecnologias verdes, soluções sustentáveis e novas empresas, o Pacto Ecológico Europeu pode ser uma nova estratégia de crescimento da EU, estabelecendo uma via para uma transição socialmente justa e promete criar novos empregos, encorajar o investimento, alargar o comércio de licenças de emissão, impulsionar a economia circular e preservar a biodiversidade da Europa.
O PACTO ECOLÓGICO EUROPEU
Domínios de intervenção
Biodiversidade
Medidas para proteger os nossos ecossistemas frágeis
«Do prado ao prato»
Formas de assegurar uma cadeia alimentar mais sustentável
Sustainable agriculture
Sustainability in EU agriculture and rural areas thanks to the common agricultural policy (CAP)
Energia limpa
Oportunidades para fontes de energia alternativas e mais limpas
Indústria sustentável
Formas de assegurar ciclos de produção mais sustentáveis e amigos do ambiente
Construção e renovação
Necessidade de um setor da construção mais ecológico
Mobilidade sustentável
Promoção de meios de transporte mais sustentáveis
Eliminação da poluição
Medidas para eliminar a poluição de forma rápida e eficaz
Climate action
Making the EU climate neutral by 2050
Cronologia
11 de dezembro de 2019
Apresentação do Pacto Ecológico Europeu
14 de janeiro de 2020
Apresentação do Plano de Investimento do Pacto Ecológico Europeu e do Mecanismo para uma Transição Justa
4 de março de 2020
Proposta de uma lei europeia do clima com vista a garantir uma União Europeia com um impacto neutro no clima até 2050
março de 2020
Adoção da estratégia industrial europeia, um plano para uma economia preparada para o futuro
março de 2020
Proposta de um plano de ação para a economia circular, centrado na utilização sustentável dos recursos
20 de maio de 2020
Apresentação da estratégia «do prado ao prato», que visa tornar mais sustentáveis os nossos sistemas alimentares
20 de maio de 2020
Apresentação da Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030, que visa proteger os recursos naturais frágeis do nosso planeta