Transformar os produtos de forma a que estes respondam às necessidades das pessoas que os utilizam, envolvendo-as no processo e quais as melhores práticas para o conseguir foi o que Nuno Vargas, Digital Strategist e Designer, procurou demonstrar na mais recente masterclass para os alunos de Executive Master (Pós-Graduações) da PBS. Com sucesso.
Numa era em que o mundo digital é uma realidade e onde as pessoas interagem cada vez mais com as tecnologias, os serviços e os produtos, onde a experiência do consumidor é fundamental, torna-se também cada vez mais importante a sua participação nos processos de inovação.
Quem o diz é Nuno Vargas, para quem “os utilizadores são o mais importante no desenho do produto. É preciso falar com as pessoas”. E defende esta ideia porque ao longo do tempo “há muitas coisas que vão mudando. O que nunca muda são as relações que as pessoas têm com os serviços e produtos. Mas só o vamos perceber se falarmos com elas”.
“No Design Thinking devemos focar-nos nos nossos utilizadores, promover uma colaboração radical e encontrar o ângulo certo”, defende Nuno Vargas.
Nesse sentido o Design Thinking assume importância porque “baseia-se muito em detetar as necessidades das pessoas que vão utilizar os nossos produtos e, de certa forma, soltar a nossa confiança criativa, criar empatia com os utilizadores e até descobrir necessidades que eles nem sabiam que tinham. É um processo em constante movimento”, refere. E para o Design Thinking funcionar e conseguir resultados são necessárias “equipas multidisciplinares com pessoas de áreas diferentes que estimulem a criatividade”, salienta Nuno Vargas. Mas também bem lideradas: “As equipas mistas são sempre melhores se forem bem lideradas”.
São 5, as etapas elencadas por Nuno Vargas, neste processo:
1. EMPATIA
Onde “devemos procurar o máximo de informação, de perguntar e conhecer as pessoas, os utilizadores”;
2. DEFINIÇÃO
O Definir “aquilo que se vai fazer”;
3. IDEAÇÃO
O Idealizar através de “técnicas de brainstorming que nos permitam encontrar potenciais soluções”;
4. PROTOTIPAGEM
A Prototipagem “que mais não é do que criar protótipos das possíveis soluções”;
5. TESTE
Onde é importante “pensar no ecossistema dos utilizadores". "Calçar os sapatos do consumidor".