Com a transformação digital surgem novos modelos de negócio que permitem às empresas serem mais eficientes e eficazes, mais customizadas e apostarem em novas plataformas que valorizem os produtos ou serviços das organizações.
A transformação digital traz novas oportunidades para as empresas, que podem implementar estratégias e novos modelos de negócio, nos quais as 9 Exponential Technologies são fundamentais para criar valor nas organizações.
Carlos Vaz, diretor do programa Digital Business Transformation, da Porto Business School, define três vetores de suporte a novos modelos de negócio, assentes na criação de valor pelo custo, pela experiência e através de novas plataformas.
.VALOR PELO CUSTO
Gratuito, Fremium, Ultra-Low Cost: Produtos ou serviços vendidos a clientes, sem nenhum custo, quase sem nenhum custo, ou margens ultra-baixas;
Agregação de Compradores: Custos espalhados por muitas pessoas ou ao longo do tempo;
Transparência de Preço: Ferramentas de comparação de compras, criando uma maior transparência e escolha para os consumidores;
Leilões Invertidos: Leilões invertidos, em que os vendedores através de um mecanismo de leilão devem fazer o melhor preço para os compradores;
Pricing Baseado no Consumo: Esquemas de preços baseados em utilização.
.VALOR PELA EXPERIÊNCIA
Customer Empowerment: Eliminação de intermediários desnecessários;
Customização: Criação de valor através de personalização;
Gratificação Imediata: Instantaneamente, para produtos digitais. Entrega rápida e porta-a-porta de bens físicos;
Fricção Reduzida: Tornar as coisas mais fáceis para os clientes através da digitalização de processos de negócios e simplificando a experiência de compra;
Automação: Tecnologia que organiza a realização de atividades de terceiros ou que os automatiza completamente.
. VALOR PELA PLATAFORMA
Ecossistema: Construir um ambiente para que outros possam criar valor para si mesmos;
Crowdsourcing: Explorar a diversidade da contribuição como uma ferramenta competitiva;
Comunidades: Valor do utilizador para a eficiência e / ou eficácia da transmissão;
Digital Marteplace: Criação de conexões entre indivíduos e grupos para seu benefício mútuo. A ligação é o valor;
Data Orchestrator: IoT, Big Data e Analytics para criar novas oportunidades que podem ser monetizadas.