Já há alguns anos que o tema Vinho está na moda e muito presente nos consumidores e apreciadores mais curiosos. Para isso tem contribuído um enorme aumento de pequenos e médios produtores e, ao mesmo tempo, temos as grandes empresas a apostarem na diversificação do seu portfólio, no investimento noutras regiões vitícolas, nacionais ou até da Europa e Novo Mundo.
Tudo isto acontece ao mesmo tempo que aumenta uma comunicação global. Há as feiras de vinhos, os concursos para o melhor vinho, há críticos de vinhos, há jornalistas, há livros, revistas e programas de vinhos, apresentação de novas colheitas e em muitos eventos ou congressos, sem qualquer ligação ao sector do vinho, acabarão com uma prova de vinhos.
E a pergunta é: está o pequeno ou médio produtor preparado para competir neste mercado global? Estão as grandes empresas conscientes que os seus colaboradores têm que ter uma visão alargada sobre a empresa e o sector e não estarem reduzidos aos seus departamentos e trabalho diário?
Muitas vezes neste pequeno ou médio produtor é o proprietário que trabalha a vinha, é o enólogo na sua adega, o que vai buscar os selos de garantia à respectiva CVR ou o que se afoga em toda a burocracia para poder exportar os seus vinhos. Tem a vantagem de conhecer todas estas frentes para fazer um vinho e engarrafá-lo, mas terá a percepção do negócio e da análise do mercado, da estratégia a seguir, da comunicação e marketing?
As grandes empresas contratam os melhores profissionais para cada área específica, na vinha, na adega, na distribuição, no marketing, nas vendas, nas relações-públicas assim como na contabilidade ou finanças. As empresas de sucesso são as que querem dar aos seus colaboradores um conhecimento pleno da própria empresa dos seus objetivos, dar-lhes motivação e valorização no seu trabalho.
Hoje o enólogo viaja por todo o mundo apresentando os seus vinhos, dando-os a provar, fala da empresa, da estratégia, dos mercados e sabe comunicar. Foi também preparado para isso. Um financeiro, ou financeira, também sabe comunicar porque conhece os processos e estratégias de todas as áreas da empresa.
Vemos no programa desta nova edição da Porto Business School, agora sob o título de Wine Business Management, dois domínios fundamentais como sendo o da gestão empresarial, do módulo 1 e o domínio do negócio vinho, módulo 2.
É um programa multidisciplinar focado no setor do vinho que procura dar aos seus alunos um conhecimento integrado das diferentes áreas que compõem este mundo através de docentes que trabalham e com grande experiência na indústria do vinho.
Este ganho de conhecimentos vai-se refletir na execução do seu trabalho diário e no êxito dos seus negócios.