Identificado como uma das tendências para 2017 da área de gestão de pessoas num estudo realizado pela Talent Portugal, o Employer Branding está a conquistar cada vez mais empresas, que lidam diariamente com a dificuldade de captar e reter talento nas organizações.
Com a globalização, a retenção de talentos torna-se um fator de extrema importância para o crescimento e sustentabilidade das organizações. As empresas, sejam de pequena, média ou grande dimensão, enfrentam dificuldades na retenção de talentos. A mudança geracional, a globalização e o consequente aumento da competitividade fazem com que os melhores profissionais desejem trabalhar nas empresas que lhe proporcionem efetivas oportunidades de desenvolvimento e os mantenham motivados.
Atualmente Portugal tem a geração mais qualificada de sempre. Fruto desta qualificação elevada e da qualidade dos serviços prestados têm-se instalado em Portugal várias empresas de renome internacional criando milhares de postos de trabalho. No entanto, de acordo com Luís Sottomayor, Community Diretor da Talent Portugal, vivemos um momento paradoxal na área de recursos Humanos - se por um lado, temos a geração mais qualificada de sempre, mas com dificuldade em encontrar emprego no nosso país, necessitando, muitas vezes, de emigrar; por outro, temos situações de empresas com dificuldade em contratar e em reter profissionais especializados.
É neste contexto que iniciativas como a Talent Portugal, uma nova comunidade de talento, ponto de encontro entre candidatos, empresas e instituições pode acrescentar valor. Sendo uma comunidade que se apoia sobretudo no “digital” a Talent Portugal não dispensa o encontro face-to-face. Resultado disso é a conferência “Employer Branding– Networking & Best Practices” que a Porto Business School acolhe, no próximo dia 15 de fevereiro, pelas 14h00.
Com o objetivo de refletir sobre a aposta das empresas no Employer Branding como estratégia de atração de talentos, este evento integra um conjunto diversificado de painéis conduzidos por especialistas de diversas áreas como a consultoria, a comunicação, a publicidade, social media ou cultura, que irão apresentar e partilhar as melhores práticas do Employer Branding.
O índice global de felicidade na força de trabalho, a utilização dos media para comunicar com os candidatos ou a importância dos vídeos nas campanhas de atração de talento são apenas alguns dos temas desta iniciativa que conta com a intervenção de João Araújo, da Universum, Rodrigo Viana de Freitas, da Central de Informação, Flávio Gart, da Bazooka, Pedro Caramez, consultor em Linkedin, e Sofia Reis, da Lemon Works.
Ainda durante a conferência haverá espaço para uma sessão de networking bem como apresentações de candidatos, que irão explicar o que procuram no mercado laboral e nas empresas.
Para mais informação sobre a Conferência “Employer Branding– Networking & Best Practices, clique aqui.