Para Susana Coerver, Global Marketing & Communications Director da Parfois, o digital é essencial. Isso e ouvir: “ouvir até se conseguir identificar a essência da marca”. Porque “uma marca que não sabe o caminho que quer seguir vai enfrentar muitas dificuldades”. E a Parfois sabe disso, ou não fosse – depois dos três maiores clubes de futebol em Portugal – a maior marca portuguesa no Facebook.
Criada em 1994 por Manuela Medeiros, que abriu a primeira loja na Rua de Santa Catarina no Porto, a Parfois atualmente tem mais de 700 lojas espalhadas por mais de 50 países, e equipas de design no Porto e Barcelona. É a 16ª empresa portuguesa mais internacional e a primeira no setor da moda. Este crescimento deve-se, em grande parte, à capacidade da empresa para se adaptar às exigências dos consumidores e tendências de moda.
E nos últimos quatro anos tem apostado na afirmação da marca através das redes sociais com sucesso ao ponto de Susana Coerver - a propósito do seminário da Pós-Graduação em Digital Business da Porto Business School, que decorreu no passado dia 27 de Abril – afirmar que na Parfois “o digital faz parte da nossa vida”.
Apostar na marca
Uma apaixonada pelo Marketing, Susana Coerver confessa que se tivesse de definir a sua especialidade "diria que é a construção de marcas”. Foi precisamente isso que a levou, há quatro anos, a aceitar o desafio da Parfois, “que até então se tinha focado muito no produto e queria apostar mais na marca e na sua afirmação no mercado. Fui trabalhar a marca praticamente em bruto”, admite.
E no processo de criação de uma marca, a estratégia é fundamental. “Sempre me preocupei com a estratégia da empresa e, para isso, é preciso conhecer e saber o que ela é. Quando cheguei à Parfois passei um ano a fazer perguntas e a ouvir as pessoas. Ouvir até conseguir identificar a essência da marca”, revela. E também é preciso que todos os colaboradores sintam e vivam a marca. Por isso mesmo é que “todas as pessoas que entram para a Parfois fazem formação em loja e armazém”.
A influência das redes sociais
“A nossa comunicação hoje é basicamente digital porque temos consciência que as pessoas são influenciadas pelas redes sociais”, refere Susana Coerver que admite “que é algo que não é tão fácil de gerir”. São 3500 referências por estação distribuídas por 11 artigos diferentes desde malas, colares, brincos, sapatos ou lenços. “Há limitações nos mercados por causa da linguagem, horários, clima, entre outros. Depois há redes sociais mais populares em alguns países e menos em outros. Temos de nos saber adaptar”, adianta.
Para se perceber a importância da presença da Parfois nas redes sociais - e do impacto que tem no seu dia a dia - há que salientar que, depois dos três grandes do futebol, a Parfois é a maior marca portuguesa no Facebook, com mais de um milhão de fãs. Já no Instagram ultrapassam os 400 mil.
Também apostam muito na interação com bloggers que, de acordo com Susana Coerver, “são bastante influenciadores”. E dá um exemplo: “algumas bloggers escreveram e começaram a usar um par de sapatos da nossa coleção – que era um artigo cuja aposta da empresa não era muito grande – e estes tornaram-se um sucesso e uma referência da marca”.
A terminar Susana Coerver realça que “nada é tão permanente como a mudança. Temos de estar sempre a questionar tudo porque é isso que nos faz evoluir. E temos que saber definir o nosso caminho. Uma marca que não sabe o caminho que quer seguir vai enfrentar dificuldades”.