Neste dia 25 de setembro, Portugal celebra o Dia Nacional da Sustentabilidade, uma data que nos relembra que o progresso económico não deve ocorrer às custas do meio ambiente ou dos direitos humanos, incentivando cidadãos, empresas e instituições a refletirem sobre o seu papel nesta temática.
Numa época em que somos assolados por fenómenos climáticos extremos, conflitos devastadores, e crises em algumas das maiores democracias, esta reflexão torna-se ainda mais premente.
A Porto Business School, enquanto escola que forma atuais e futuros líderes empresariais, tem a sustentabilidade como um de seus pilares estratégicos, e destaca-se como uma escola de negócios comprometida com a gestão responsável, tanto no campo educacional quanto nas suas práticas institucionais. Alinhada com os Princípios para a Educação em Gestão Responsável (PRME) – uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) - a Porto Business School promove uma visão ampla da sustentabilidade, incorporando-a em sua missão, visão e estratégia.
Esta incorporação está presente em todos os programas da Escola, através da integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos respetivos currículos. Este ano, o lançamento do Executive Master in Sustainability Management reforçou ainda mais o compromisso da Escola de formar líderes preparados para atuar de forma responsável e sustentável.
De acordo com o Conselho Europeu, “ao abrigo da Lei Europeia em matéria de clima, os países da UE têm de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em, pelo menos, 55 % até 2030, com o objetivo de atingir a neutralidade climática da UE até 2050”. São metas ambiciosas, mas absolutamente fundamentais se queremos garantir o futuro das próximas gerações.
Para robustecer a sua aposta na investigação aplicada, a Porto Business School criou também o Center for Sustainable Futures, com a missão de criar soluções inovadoras que visam o bem-estar económico, social e ambiental, focando-se em áreas como mudanças climáticas, biodiversidade, finanças verdes e tecnologias emergentes. Esta iniciativa posiciona a Escola na vanguarda das melhores práticas em sustentabilidade, promovendo o intercâmbio de ideias entre a academia, empresas e a sociedade civil.
Mas o compromisso da Porto Business School com a sustentabilidade não se fica pelo ensino. A infraestrutura do campus reflete uma abordagem prática a esta causa, tendo sido, em 2013, a primeira escola em Portugal a obter a certificação LEED GOLD. Simultaneamente, entre as iniciativas mais recentes, destacam-se a implementação de uma horta urbana low-tech, ecológica e eficiente, que conta com 70 camas de cultivo (growbeds) e ocupa uma área de 114 metros quadrados no telhado da Escola, ou a instalação de 300 painéis solares que contribuem para a redução da pegada ecológica da instituição.
De grande relevância também tem sido a política de atribuição de bolsas de estudo. Só em 2023, a Porto Business School atribuiu mais de meio milhão de euros em bolsas de estudo, com a criação de um Programa de 11 novas bolsas de estudo, que contempla cinco categorias: “Mérito”, “Diversidade”, “Empreendedorismo”, “Sustentabilidade” e “Apoio Financeiro”.
Através destas bolsas de estudo, a Porto Business School pretende fomentar a Diversidade e Inclusão, e reconhecer profissionais com potencial, proporcionando a oportunidade de frequentar os programas de MBA e Pós-graduação.
A Escola orgulha-se de acolher refugiados e alunos de regiões em conflito, como a Síria, Ucrânia e Afeganistão. Para José Esteves, dean da Porto Business School, “o acesso à educação é um direito fundamental e a atribuição de bolsas de estudo é um excelente meio para fomentar a igualdade de oportunidades. As bolsas de estudo permitem que os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, reconhecida internacionalmente e, deste modo, possam contribuir de forma positiva para o desenvolvimento da sociedade.”
Neste Dia Nacional da Sustentabilidade, a Porto Business School reafirma o seu compromisso em formar líderes que contribuam para um mundo mais justo, inclusivo e sustentável. Equidade, responsabilidade, ética e transparência continuam a fazer parte dos princípios norteadores da nossa atuação, assegurando que cada passo seja dado com o propósito de deixar um legado positivo para as futuras gerações.