A MUB Cargo é uma plataforma digital - direcionada para o setor dos transportes - que permite aos seus clientes receberem as melhores propostas para transportarem os seus produtos a preços competitivos. Já são mais de 300 as empresas de transporte que aderiram ao serviço e foram mais de 1500 os pedidos efetuados nos primeiros seis meses. Lançada em 2016, a MUB Cargo foi uma das finalistas do Prémio Inovação NOS 2016 na categoria de “Start-ups”. Uma empresa com Porto Business School no seu ADN.
Corria o ano de 2010 quando Carlos Palhares, na altura aluno do MBA Executivo da Porto Business School e a propósito de uma cadeira de empreendedorismo, teve a ideia de criar uma aplicação para o setor dos transportes: o MUB Cargo. A ideia, no entanto, ficou na gaveta porque Carlos Palhares estava a arrancar com outro projeto. "Mas a ideia nunca lhe saiu da cabeça”, garante Mariana Gomes, responsável pelo Produto e Marketing da empresa e antiga aluna do The Magellan MBA.
Foram precisos quase seis anos para que o projeto de Carlos Palhares ganhasse vida. “Em 2016, o Carlos resolveu avançar com a execução e regressou à Porto Business School para recrutar duas pessoas que estavam a frequentar o The Magellan MBA, eu e o Pedro Villa-Boas”, refere Mariana Gomes.
A aplicação na versão IOS ficou disponível ao público em novembro de 2016 e, nas versões Android e Web, em fevereiro de 2017. Neste processo também participou Orlando Azevedo, co-fundador da MUB Cargo, “um amigo de longa data do Carlos e com muita experiência na área dos transportes e logística e também antigo aluno da Porto Business School. Foi muito importante na fase inicial para que se criasse um serviço de transportes fiável”, salienta Mariana.
Mais de 300 empresas já aderiram à MUB Cargo
“A plataforma e a aplicação foram desenvolvidas em regime de outsoursing mas completamente delineada por nós. E curiosamente é a plataforma web que tem tido mais sucesso, isto porque há muitas empresas que precisam de serviços de transporte e usam muito a internet”, confessa Mariana.
E, atualmente, a MUB Cargo trabalha com mais de 300 empresas do setor dos transportes. Um processo que decorreu de “forma orgânica. O mercado dos transportes em Portugal envolve quase 9 mil empresas, só para o transporte rodoviário de mercadorias. Estamos a falar de um mercado que é muito fragmentado. E quando as empresas souberam que havia uma plataforma e uma aplicação na área dos transportes que lhes poderia trazer mais clientes vieram ter connosco”, explica.
O registo é fácil. Pode ser feito através da plataforma com formulários específicos e segundo critérios de qualidade que averiguam da capacidade das empresas para darem resposta aos pedidos dos clientes. “Se cumprirem com os requisitos podem aceder aos pedidos de transporte e apresentarem os seus preços na plataforma”, adianta Mariana Gomes, que garante que o tempo de resposta é, na “sua maioria, de uma hora. Isto no que respeita a ter várias propostas. Na maioria dos casos consegue-se uma resposta ao fim de 15 minutos. Mas depende dos casos e da tipologia do pedido. Já tivemos um pedido para transporte de andaimes. Aí pode demorar um pouco mais de tempo”.
De acordo com Mariana Gomes, a MUB Cargo tem conseguido “oferecer preços bastante competitivos e já ultrapassaram os 1500 pedidos [a grande maioria desde fevereiro]. E aqui é que reside o nosso maior desafio. Mais do que uma resposta rápida e financeiramente apelativa há o fator da confiança. Como a marca ainda não é muito conhecida existe um certo receio. Por isso é que temos apostado num contacto mais direto com o cliente para percebermos as suas necessidades”.
A rede atual de transportadoras associadas à MUB Cargo já permite chegar a toda a Europa. Já foram, inclusive, feitos pedidos e efetuados transportes para fora de Portugal. “Mas não consideramos isso como um processo de internacionalização. As transportadoras já o fazem. Para nós internacionalizar significa ter uma equipa no local capaz de dar resposta às necessidades daquele mercado específico”, esclarece Mariana Gomes.
300 mil euros de investimento a pensar na internacionalização
Em março, a MUB Cargo dechou uma ronda de investimento seed (semente) de 300 mil euros, apoio do veículo de investimento português BrainCapital.
Para a responsável pelo Produto e Marketing da empresa, Mariana Gomes, “a angariação deste financiamento de 300 mil euros" vai permitir à MUB Cargo criar as condições para, no futuro, se poder internacionalizar. Estrategicamente o primeiro passo seria o mercado espanhol. Mas depende das parcerias que se possam fazer. Para já, aquilo que nos move é continuar o desenvolvimento da plataforma em Portugal e aumentar o esforço de marketing. Primeiro queremos ter uma taxa de conversão de vendas mais previsível”, realça.