A primeira Alumni Masterclass da Porto Business School reuniu cerca de meia centena de antigos alunos para uma sessão com Clark Kellog, especialista em Design Thinking e professor na UC Berkeley’s HAAS School of Business. Uma experiência inspiradora, que permitiu atualizar conhecimentos e promover o networking entre alumni PBS. Inovação, Design Thinking e Criatividade foram os temas da sessão.
”Manter-se atualizado” e “promover o networking” foram os aspetos mais valorizados pelos antigos alunos que assistiram à primeira Alumni Masterclass e que vêem estas iniciativas não só como a oportunidade para aperfeiçoar ou implementar novas práticas no seu dia-a-dia, melhorando o desempenho nas suas equipas e organizações, mas também como explorar oportunidades de parcerias e até mesmo novos negócios.
Para Rui Lopes, responsável pelos projetos de sistemas de informação da Auto Sueco, a experiência na masterclass foi “muito interessante e deveriam existir em mais número. A formação tem de ser uma coisa contínua. E este tipo de sessões dá oportunidade de atualizarmos o nosso conhecimento naquilo que está a ser difundido na escola. E o tema era apelativo: o Design Thinking é algo que me atrai". O tipo de criação de inovação através deste formato. Foi este o motivo que me trouxe. Obviamente também regressar à escola e tentar encontrar colegas”.
Já Sara Magalhães, responsável pela área financeira da Tlantic e antiga aluna do MBA Executivo, chama a atenção para a necessidade deste tipo de eventos. “No meu caso, ao fim de três anos de concluir o MBA Executivo estava a sentir falta destes momentos de pensar fora da caixa, de interação com pessoas de áreas completamente diferentes da minha. Durante toda a sessão fui tentando aplicar tudo aquilo que o professor ia falando com a minha atividade. Identifiquei várias situações que espero encarar de forma diferente e pensá-las de forma diferente”.
A importância do Networking
“Eu acho que deve ser forçado [o networking]. Nós portugueses temos alguma dificuldade em criar networking. E acho que a escola nos deve "forçar" a trabalhar o nosso networking, (...) porque se calhar não o sabemos trabalhar tão bem ou por não estarmos tão bem ambientados com este tipo de ações”, refere Sara Magalhães.
Quem partilha da mesma ideia é Marcos Lopes, diretor de desenvolvimento corporativo e marketing e comunicação da Agência Nacional de Inovação (ANI), para quem este tipo de iniciativas “proporciona este networking, que é altamente saudável.... este tipo de sessões [em sala] são um alicerce para depois se proporcionar o verdadeiro networking, porque não é dentro da sala que isso acontece, é no após. E ter âncoras com estes speakers que são reconhecidos é importante para atrair as pessoas e depois proporcionar o resto do networking”.