O número de escolas de negócios que integram tópicos e projetos de responsabilidade social nos seus programas de MBA está a aumentar. O objetivo é oferecer aos participantes a oportunidade de retribuir enquanto trilham a sua jornada para uma liderança responsável e impactante.
Normalmente, os participantes do MBA são encorajados a adquirir conhecimento e a aplicá-lo, a viajar e expandir os seus horizontes e a pensar globalmente. Não obstante, na Porto Business School, somos movidos por esta aspiração: tudo o que fazemos tem um propósito e um impacto para um legado duradouro.
Assim, na Porto Business School, apoiamos os nossos alunos a aprofundar as suas competências de liderança, trabalho em equipa e gestão de equipa dentro da sala de aula, mas também os incentivamos a usar essas competências para servir a nossa comunidade.
Em outubro, para assinalar o início dos programas MBA da Porto Business School, envolvemos os alunos numa iniciativa de team building orientada para o impacto social.
Onde e porquê
A missão do Centro Juvenil de Campanhã é promover o bem-estar e a qualidade de vida da comunidade, com foco no apoio a jovens rapazes em situações vulneráveis. O Centro acolhe jovens de todo o país e, atualmente, é a casa de quarenta rapazes. Além disso, o Centro oferece várias respostas sociais, desde creche, pré-escola, unidade de emergência, abrigo residencial e abrigo temporário.
Assim, dado o contexto, o nosso objetivo passou por contribuir para melhorar as condições habitacionais destes jovens rapazes. Criar boas condições habitacionais, um ambiente acolhedor e, acima de tudo, seguro é fundamental para o desenvolvimento emocional, social e académico destes jovens.
O que é que este dia representou?
No início de outubro, 130 participantes dos programas de MBA da Porto Business School arregaçaram as mangas e tornaram-se pintores, jardineiros e decoradores por um dia, com um objetivo em mente: remodelar a casa destes jovens rapazes.
Assim, e para conseguir uma remodelação bem-sucedida, os participantes dos programas de MBA foram organizados em equipas de trabalho e desempenharam diferentes tarefas, como pintar paredes e tetos, montar móveis, pintar alguns quadros e jardinagem para renovar o espaço exterior.
O fim do dia de trabalho foi celebrado com o gesto simbólico de plantar uma árvore, marcando a colaboração entre a Porto Business School e o Centro Juvenil de Campanhã.
A iniciativa procurou promover as condições necessárias para uma mudança positiva e duradoura nesta comunidade, no que diz respeito à habitação e espaços exteriores, para que estes quarenta rapazes desfrutem de um ambiente de crescimento e aprendizagem saudável e positivo rumo a um futuro feliz e bem-sucedido.
Como Patrícia Teixeira Lopes, Vice Dean da Porto Business School, enfatiza: "um dos nossos principais objetivos como Escola é trabalhar não apenas nas competências dentro da sala de aula, mas colocá-las ao serviço da nossa comunidade" e acrescenta "neste contexto, promovemos também os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. E foi isso que fizemos no Centro, mudámos vidas."
Ao integrar os participantes dos programas de MBA num ambiente diferente do habitual, a Porto Business School inspirou-os a superar os limites individuais e de grupo, aprofundando competências cruciais como trabalho em equipa, liderança e gestão de projetos. Enquanto isso, os participantes reforçaram a sua autoconfiança e eficiência numa experiência transformadora fora da sala de aula, mas também fora da sua zona de conforto.
Os participantes dos programas de MBA querem aprofundar as suas competências de liderança ou expandir os seus conhecimentos em finanças, marketing ou empreendedorismo, mas estão também ansiosos por causar um impacto na sua comunidade.
Hoje em dia, a realidade é que os participantes dos programas de MBA procuram ser pessoas com um propósito, que desejam viver os seus valores também através dos seus empregos e acreditam que o negócio pode prosperar enquanto faz algo positivo. E, para a comunidade da Porto Business School, é isso mesmo que significa impulsionar uma mudança positiva.
Assista ao vídeo resumo.
Assista também à reportagem da Praça da Alegria, na RTP1.