São várias as empresas e marcas que se têm destacado no setor do calçado. Qualidade, design e inovação fazem com que o setor se diferencie. Só na última década foram criadas mais de 342 marcas de calçado em Portugal. Aqui ficam alguns exemplos.
Fly London
“Desde o início que a FLY London quis criar produtos de moda originais usando técnicas tradicionais de uma forma inesperada e única. A principal característica a realçar é a originalidade e, em cada nova coleção FLY London, ter o seu próprio carimbo numa grande variedade de estilos, cores e materiais, criando uma personalidade única”.
Lemon Jelly
“Nesta empresa não nos incomoda trabalhar no duro, mas também gostamos de nos divertir. Por isso, ao fim de 40 anos no mercado do calçado, a desenhar e a fabricar solas injetadas para marcas de todo mundo, decidimos que era altura de vender o produto da nossa imaginação.
Durante uma semana deixámos de ser apenas uma jovem equipa de criativos. Passámos a ser pessoas em busca da fórmula de felicidade. Enquanto passávamos juntos algum tempo de qualidade, procurámos descobrir o que sabíamos nós, sobre a alegria de viver.
O nosso calçado sabe ao mais doce dos doces: é como uma explosão de gelado, gomas, rebuçados e chupa-chupas. O nosso calçado tem o som das gargalhadas e o toque de uma carícia. O nosso calçado cheira a Lemon Jelly”.
Swain
“Era uma vez numa pequena aldeia, um jovem igual a tantos outros. A fome batia à porta de todos, mas ele decidiu desafiar a adversidade. Sozinho, com as suas mãos a trabalhar em sintonia, sem a ajuda de máquinas. Ele foi ter com o mestre artesão e mostrou-lhe o que havia feito: um belo par de botas […] na semana seguinte, o jovem Mendes foi ao mercado local e vendeu todas as botas feitas. Aquele dia tornou-se no início de um legado”. E cem anos depois, o legado estava novamente a ser passado: “essa bota foi feita pelo teu avô há 50 anos atrás".
E Rodrigo Mendes, engenheiro de telecomunicações, apostou na marca Graven. E o primeiro produto foram as botas Swain, um modelo de botas unissexo que está a ter sucesso um pouco por todo o mundo.
Tatuaggi
“A Tatuaggi é uma empresa de fabrico de calçado que promove a indústria portuguesa a nível mundial ao exportar 100% da sua produção. O negócio encontra-se sediado na cidade de São João da Madeira, amplamente conhecida pela sua longa e enraizada tradição na indústria do calçado.
Todos os produtos fabricados pela Tatuaggi respeitam um padrão de moda distintivo, desenvolvido ao longo de quinze anos de atividade. O espírito e o design da marca refletem o conceito próprio de uma larga variedade de consumidores, transmitindo uma imagem com que estes se identificam facilmente”.
Vapesol
“A Vapesol é uma empresa fundada em 1998 que evoluiu muito desde a sua fundação. O nosso objetivo é melhorar continuadamente em termos de Gestão, Qualidade e Inovação. Hoje a Vapesol produz para as melhores marcas internacionais, exporta para mais de 20 países.
Os principais mercados são Portugal, Espanha, Itália, Roménia, Turquia, Índia, contudo sempre abertos a abrir mais mercados.
Atualmente produzimos, solas em TR e TPU, cerca de 20.000 pares dia (aproximadamente 4 milhões pares/ ano) e toda a produção é feita nas nossas instalações em Portugal”.
Rutz
“A Rutz nasceu da paixão pelos sapatos e do desejo de ir mais longe e inovar, unindo duas das principais indústrias de Portugal: Calçado e Cortiça. A marca recorda as nossas "raízes", as nossas origens e tradições portuguesas que irão inspirar as nossas coleções.
Por outro lado, o nome mostra-nos as nossas "rotas", os caminhos que seguiremos para um futuro melhor: a escolha ecológica do material e a preocupação com a leveza e conforto”.