Mais de metade dos alunos da Porto Business School muda o seu percurso após a passagem pela Escola
Mais de metade dos antigos alunos da Porto Business School teve uma mudança profissional um ano após a formação sendo que esta mudança se traduziu, em muitos casos, num aumento salarial médio na ordem dos 21%. Conclusões de um inquérito a mais de mil antigos alunos da Porto Business School.
“Fiz uma formação na Porto Business School. E depois?”
Para 53% dos antigos alunos de um programa de longa duração na Porto Business School, frequentar um programa na Escola permitiu um salto no percurso profissional, um ano após uma formação, sendo que, destes, 30% dos inquiridos arranjaram um novo emprego, 16% foram promovidos e 7% criaram o seu próprio negócio.
Para mais de metade dos inquiridos no estudo, a mudança profissional representou a transição para cargos de maior responsabilidade. Aliás, são notórias as diferenças entre as áreas profissionais antes dos programas de formação, com maior prevalência em áreas técnicas mais especificas como gestão de projeto, marketing e finanças, e após a formação, com cargos em áreas mais abrangentes e estratégicas, de direção-geral e de desenvolvimento de negócio.
O empreendedorismo faz parte do ADN da Porto Business School e os números revelam isso mesmo: da amostra de cerca de 1000 inquiridos, 27% criaram pelo menos um negócio ao longo das suas vidas (1,8 em média), com maior prevalência nas áreas de auditoria e consultoria, 24% dos quais faturaram entre 100 e 500 mil euros/ano.
Aumento salarial na ordem dos 20%
Quando questionados sobre os principais motivos que pesam na escolha da Porto Business School, 40% afirma que o reconhecimento e prestígio da escola pesou na escolha, 25% valoriza o facto de a Porto Business School desenvolver a sua oferta formativa em parceria com outras instituições, entre as quais escolas de negócio de topo a nível mundial e 21% valoriza a capacidade de resposta, atempada, às exigências do mercado.
E não só. Mais de metade dos alunos inquiridos prefere a Porto Business School porque tem perspetivas de evoluir ou mudar de carreira, de obter um maior rendimento salarial, de aumentar a sua rede de networking (50%), de melhorar o seu desempenho profissional (47%) e de adquirir competências práticas e ferramentas de gestão (46%).
A formação trouxe a muitos alunos da Porto Business School novas oportunidades de carreira que, muitas vezes, se traduzem num aumento salarial. No caso de alunos que auferiam um rendimento médio anual de 70 mil euros, a frequência de um programa na Porto Business School veio permitir a duplicação do seu salário. Em termos médios estima-se que a progressão salarial, pós-programa de longa duração, se situe na ordem dos 21%. No caso dos programas de MBA, 40% dos inquiridos aumentaram o seu rendimento em mais de 50% após a formação.
Competências de gestão e de negócios valorizadas pelos alunos
Com a perspetiva de novas oportunidades profissionais e aquisição de competências para vencer no mercado, os alunos valorizam as competências nas áreas de gestão e de negócios.
Na gestão, estão no topo das preferências as questões relacionadas com business intelligence & analytics (40%), negócios digitais (36%), estratégia (29%), gestão da inovação (28%) e liderança (27%).
Por sua vez, a transformação digital e o impacto da tecnologia nos negócios lideram o ranking das preferências de mais de metade dos inquiridos, seguidos do turismo e hotelaria (31%), do planeamento de cenários futuros (30%), e do setor da energia (29%).
Questionados sobre quais os destinos que potenciam a internacionalização da PBS – recorde-se que a escola tem várias parcerias com escolas de negócio de topo e semanas internacionais inseridas nos seus programas de formação - no topo surgem os países da América do Sul (53%), da Europa Ocidental (32%) e do Leste Europeu (29%).