A última edição do programa “Sailing with a CEO” - integrada na disciplina do The Magellan MBA, Team Management II, decorreu entre 21 e 22 de Junho na Afurada – Douro Marina. Uma “experiência única” para os alunos do MBA, que puderam trabalhar competências de liderança e trabalho de equipa através da vela, orientados por quatro gestores de topo de grandes empresas portuguesas.
A experiência é um fator que, quer a nível pessoal quer profissional, tem um peso preponderante em momentos de tomada de decisão. Uma realidade colocada em prática, sempre que possível, nos programas da Porto Business School.
Por essa razão, a Porto Business School procura promover experiências fora das salas de aula. Incentiva os seus alunos a vivenciarem em contexto real o conhecimento que lhes transmite, desafiando-os a desenvolver competências, sobretudo competências "soft", em contextos diferenciadores e em ambientes muitas vezes pouco confortáveis.
No The Magellan MBA, a disciplina de Team Management II e o programa "Sailing with a CEO" são um exemplo perfeito desta característica da Porto Business School. Através deste programa, desafia-se os alunos a trabalharem competências de liderança, comunicação e gestão de equipas através da navegação e sob a orientação experiente de alguns dos principais CEOs do tecido empresarial português, todos eles com uma característica em comum - o facto de serem, também eles, Alumni da Porto Business School.
O grande objetivo desta atividade “é que os participantes aprendam a trabalhar competências individuais e de grupo. A vela é ideal nesse sentido. Todos têm uma função e a equipa tem de acreditar que todos fazem o seu papel e se algo corre mal, perceberem logo isso, e tentam resolver o problema. É fazer com que sintam que todos têm o mesmo objetivo: que o barco sigo o rumo certo”, refere a docente responsável pela disciplina Team Management II, Margarida Pedrosa. E acrescenta que, “quando os participantes ganham esse espírito de equipa e de confiança mútua, os resultados são sempre positivos. É isso que pretendemos incutir através desta atividade”.
A Disciplina de Team Management divide-se em três momentos-chave, que ocorrem em dias diferentes:
- uma sessão de preparação com os alunos, em que se compilam informações individuais e onde estes treinam e ficam familiarizados com os conceitos da navegação;
- exercícios de treino de navegação num ambiente competitivo, com tutores profissionais;
- o dia final, "Sailing with a CEO", em que embarcam numa regata, em competição, sob a orientação de um CEO. No final do dia, o CEO lidera uma sessão de debriefing e reflexão, ajudando os alunos a tomar consciência do seu estilo de liderança e comunicação, de como decorreu o trabalho de equipa e de quais os aspetos mais relevantes do seu desempenho.
Liderança, confiança e competitividade
Finda a "aventura de dois dias" – em particular o dia dedicado ao “Sailing with a CEO” -, a satisfação pela participação e a experiência vivida era unânime entre os participantes. Para Manuela Marques, CEO da Ibersol, “este tipo de iniciativas são sempre boas. É uma experiência gratificante. Apela ao trabalho de equipa fora dos locais habituais do mundo da gestão e faz com que os alunos percebam melhor o que é o trabalho de equipa em ambientes adversos. Depois há a parte da liderança. E nesse aspeto os Skippers são um bom exemplo. Sempre a motivar, a chamar a atenção para o que não está a correr bem e o que deve ser melhorado. Depois há aquele momento de partilha de informações entre todos nós. Acho que eles saem daqui com uma visão diferente”.
Já Sheila Bila, aluna do The Magellan MBA, realçou a importância da confiança. “Tanto aqui como numa empresa há trabalho de equipa. Mas aqui validamos como a confiança é importante. Numa empresa todos podem ajudar os seus colegas nas suas tarefas e até interferir – positiva ou negativamente – mas num veleiro não. Cada um tem o seu papel e ninguém pode, nem deve, interferir. Apesar de sermos uma equipa, cada um tem uma função muito individual. Temos de confiar que todos estão a fazer bem aquilo que lhes compete. Fiquei com uma visão diferente depois desta atividade”.
Pedro Pires de Lima, consultor para a área da vela, velejador e empresário [fabrica velas para barcos] – e também ele antigo aluno da Porto Business School – chama a atenção para a “grande competitividade que existe sempre nestas regatas. Nós fazemos este tipo de eventos com várias entidades e notamos claramente que nos da Porto Business School os participantes são muito competitivos, uma competitividade saudável que lhes traz vantagens”.
E os alunos parecem gostar. “O feedback é ótimo. Os participantes dizem que é um evento para a vida. Isto porque cria imensas ligações entre eles como equipa. É um dia para recordar e torna-os mais competitivos e mais fortes na sua estrutura de personalidade”, conclui Margarida Pedrosa.