O papel do Estado é de primordial importância no desenvolvimento sustentado da sociedade. Enfrenta permanentemente os desafios da mudança e transformação, acelerados mais recentemente pela transição climática e digital, pelas exigências prementes e globais de sustentabilidade, pela pandemia por COVID-19 e pelo teste à resiliência dos valores humanos e da democracia em espaço europeu.
Necessita, por isso, de uma Administração Pública moderna, ágil e efetiva, com líderes focados na melhoria do serviço público e na resposta às necessidades e expectativas dos cidadãos e das empresas.
O Programa Liderança Executiva para a Administração Pública tem que ser percebido no quadro de uma nova configuração da missão do Instituto Nacional de Administração, I.P., que alinha a formação e capacitação da Administração Pública (AP) com parcerias estratégicas com instituições do ensino superior.
De facto, este programa surge no enquadramento de um dos quatro consórcios firmados pelo INA em outubro de 2022: o Consórcio “LEAP – Liderança Executiva na Administração Pública” (Consórcio LEAP>AP) - formalizado com a Universidade de Évora, a Universidade de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa e a Universidade do Porto -, que acolherá várias iniciativas.
Neste quadro, foi fundamental dotar a AP de formação específica em liderança, a desenvolver sob a coordenação do INA e recorrendo às escolas de gestão existentes em Portugal, com estudos de caso da própria AP, à semelhança do que existe comummente no setor privado.
Encarado como agente de produção, difusão e valorização de conhecimento, o INA deve integrar-se em redes colaborativas nacionais e internacionais, procurando e reconhecendo parceiros públicos e privados, de geometria variável, como forma eficaz de colaboração e de promoção de respostas mais adequadas e efetivas aos desafios societais. Neste aspeto concreto, foi crucial proceder a um mapeamento de entidades e especialistas dotados de competências relevantes, para mais facilmente serem identificadas as zonas de potencial sinergia e consequente efetivação de cooperação.
O Programa LEAP agora lançado com a Porto Business School e a NOVA SBE, contribui de forma decisiva na facilitação da inovação e da competitividade. Encarado como agente de produção, difusão e valorização de conhecimento, o INA, ainda que em articulação com outros agentes e instituições, deve assumir-se como uma referência para o desenvolvimento da formação, conjugando para o efeito as linhas fundamentais da sua estratégia.
Com a coordenação académica tripartida entre as três entidades e uma metodologia de blended learning, o programa de especialização integra quatro módulos:
» PESSOAS E EQUIPAS | Desenvolvimento de pessoas e equipas, Respostas a incertezas e crises, Applied Problem-based learning;
» GESTÃO PÚBLICA | Instrumentos de gestão, Gestão de operações, Gestão financeira e contratação pública, Applied Problem-based learning;
» TRANSIÇÃO DIGITAL | Inovação digital, Modelos de tomada de decisão com base em dados, Applied Problem-based learning;
» INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE | Estratégias de Inovação, Sustentabilidade e avaliação de impacto e Applied Problem-based learning.
Saiba mais sobre o programa, aqui.