Decorreu em março, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, a cerimónia de jubilação do Professor José Sarsfield Cabral. Figura incontornável na Universidade do Porto, o Professor Sarsfield Cabral marcou gerações também na Porto Business School, com o seu carisma e entusiasmo sincero no cumprimento da missão.
Como forma de agradecimento pelo seu contributo ao longo dos 30 anos de existência da Porto Business School, o presidente do Conselho Geral e de Supervisão e o Reitor da Universidade do Porto deixam uma mensagem de especial apreço em homenagem ao Professor Sarsfield Cabral
“O Professor Doutor José António Sarsfield Cabral está ligado à Porto Business School desde praticamente a sua criação, e representa bem o espírito desta nossa escola de negócios.
É uma simbiose entre a praxis e o saber teórico. Foi professor catedrático da Faculdade de Engenharia, tendo lecionado a sua Última Aula no passado dia 01 de março, mas na verdade começou por trabalhar em algumas empresas antes de enveredar pela via académica.
Talvez por isso, todo o carinho e entusiasmo com que sempre encarou e apoiou a Escola. Não só como docente, mas também como membro do seu Conselho Académico, e nos últimos anos como membro do Conselho Geral e de Supervisão.
O Professor Sarsfield Cabral é um reconhecido especialista e docente nas áreas da Qualidade e da Estatística Aplicada. Mas o que mais se destaca desde o primeiro momento em que o conhecemos, é o facto de ser uma pessoa de superior dimensão. Afável, acessível, conciliador e otimista. Foi, e é, um prazer e honra conhecê-lo, e ter sido seu colega no Conselho Geral e de Supervisão da Porto Business School.
Agradeço, em meu nome, em nome do Conselho Geral e de Supervisão, e em nome da Escola pelo seu valioso contributo, e desejo-lhe os maiores auspícios e felicidades nesta nova fase da sua vida. Dinâmico como é, estou certo de que ainda terá muito para dar à Escola, à Universidade do Porto, e à sociedade em geral.”
Luís Filipe Reis
Presidente do Conselho Geral e de Supervisão
"Agora que atingiu a jubilação é justo enaltecer a brilhante carreira académica e científica do Prof.º Sarsfield Cabral, não deixando de sublinhar o seu notável contributo para o desenvolvimento da Universidade do Porto e da FEUP. Ao longo de mais de 30 anos, o Prof.º Sarsfield Cabral colocou muita da sua qualidade pedagógica e científica, da sua dimensão intelectual, da sua integridade deontológica e da sua grandeza humana ao serviço da nossa comunidade académica.
Enquanto académico de referência da FEUP, o Prof.º Sarsfield Cabral criou pontes com as empresas e deu-lhes ferramentas para a gestão da produção industrial, para o incremento dos níveis de qualidade e para a análise estatística das suas atividades. Neste sentido, contribuiu sobremaneira para a valorização do conhecimento e para o cumprimento da Terceira Missão da Universidade, que é a promoção do desenvolvimento socioeconómico.
Também a sua passagem pela equipa reitoral foi muito significativa e valorosa. Enquanto pró-reitor para a Melhoria Contínua, entre 1999 e 2014, o Prof.º Sarsfield Cabral promoveu uma verdadeira cultura da qualidade na Universidade do Porto. Para tanto, dinamizou a recolha, análise e divulgação de dados sobre a atividade da instituição. Esse volume de informação permitiu o autoconhecimento da Universidade e, em função disso, a otimização dos seus processos internos e a melhoria do seu desempenho em várias áreas.
Há todo um legado de estudos, metodologias e procedimentos que devemos ao Prof.º Sarsfield Cabral e que nos possibilitam, ainda hoje, ter uma noção mais objetiva e rigorosa do que é a Universidade do Porto. A ele se deve a introdução de um verdadeiro sistema de gestão da qualidade na Universidade, que tem permitido verificar se as nossas atividades obedecem às normas europeias que avaliam o desempenho das instituições do ensino superior. Este sistema é essencial quer para proceder a melhorias internas, quer para a afirmação nacional e internacional da Universidade.
Em suma, o Prof.º Sarsfield Cabral dignificou, prestigiou e desenvolveu a Universidade do Porto e por isso merece o nosso mais profundo agradecimento. Agradecimento, esse, que se faz também em nome dos estudantes que cresceram, académica e profissionalmente, sob a sua orientação pedagógico-científica. O património humano, científico e cultural do Prof.º Sarsfield Cabral enriqueceu várias gerações de engenheiros, alguns deles com grande protagonismo na nossa sociedade.
Não encaro a jubilação como um adeus, mas sim como o início de uma nova relação do Prof.º Sarsfield Cabral com a Universidade do Porto. Da nossa parte, existe o desejo de continuar a usufruir da sua dimensão académica e científica. Desejo que é certamente correspondido, dado o apego à Universidade do Porto que vislumbramos no Prof.º Sarsfield Cabral."
António de Sousa Pereira
Reitor da Universidade do Porto