No dia 14 de julho, a Porto Business School promoveu uma talk sobre os mitos e realidades da inteligência artificial.
Soumitra Dutta, Dean da Said Business School e Membro do International Advisory Board da Porto Business School, conduziu a talk “Artificial Intelligence: Myths and Realities”, onde convidou os participantes a uma breve viagem nesta área tão impressionante quanto desafiante.
Nesta sessão, Soumitra Dutta, cuja investigação em curso se foca na inteligência artificial, estratégia tecnológica e nas políticas de inovação nos planos corporativo e nacional, recordou aos participantes que a Inteligência Artificial poderá contribuir para o agravamento da desigualdade entre as nações, entre as comunidades. De facto, a Inteligência Artificial exige quantidades massivas de energia para a sua operacionalização. São poucas as nações que possuem a capacidade para trabalhar estes modelos de inteligência artificial massivos. E, neste sentido, estamos perante uma potencial situação de desigualdade – as nações capazes de trabalhar inteligência artificial irão estar numa situação mais vantajosa do que as nações que não tiverem essa capacidade.
O Dean da Said Business School partilhou também um pouco sobre uma das questões no universo da Inteligência Artificial que mais espicaça a nossa curiosidade e imaginação – o que será o futuro com a Inteligência Artificial?
Nesta última década assistimos a uma evolução exponencial da Inteligência Artificial e os próximos dez anos vão trazer-nos muito mais novidades. A Inteligência Artificial está em todo o lado – a conta de Netflix, a Siri, a Alexa ou o Google Assistant ou o GPS. E, nesta perspetiva, Soumitra Dutta apresentou o conceito de singularidade que define o momento no qual a inteligência da máquina irá estar ao mesmo nível da inteligência humana.
Seja no presente ou no futuro a grande questão que merece a nossa atenção, cuidado e monitorização – como é que a Inteligência Artificial está a ser usada? – pelo seu enorme impacto na Humanidade, nos nossos trabalhos e nas nossas relações.