Criada em 2013 a Gama – o nome foi inspirado no navegador Vasco da Gama – é uma empresa de “pessoas” e “com ADN português”. E tal como as caravelas de Vasco da Gama, o objetivo da Gama é manter-se uma empresa "agile".
Foi no âmbito do Programa Avançado de Marketing da Porto Business School e do Seminário “Innovation driven by Business Intelligence”, que Cesar Pereira e Tom Warden, da Gama, estiveram na PBS e contaram como a Gama Compass ajuda as empresas do setor de FMCG a trabalhar Inovação.
Por outras palavras, e como refere Tom Warden, Diretor Editorial da Gama, “através do business intelligence nós ajudamos as empresas a perceber o que é inovação, a identificar oportunidades e também a reduzirem o risco (e os custos) na tomada de decisões, em Inovação”.
Criada em 2013 a Gama – o nome foi inspirado no navegador Vasco da Gama – é uma empresa de “pessoas” e “com ADN português”. E tal como as caravelas de Vasco da Gama, o objetivo da Gama é manter-se uma empresa "agile". “Queremos ser uma frota de caravelas a navegar por todo o mundo, ajustando-nos às necessidades dos nossos clientes. E o segredo para o conseguir é compreender [o cliente] e agilizar todos os processos”. E aqui o Business Intelligence assume um papel de relevo “porque permite às empresas inovarem com confiança. É que inovar não deveria ser um luxo, mas sim uma necessidade” diz Tom Warden, garantindo que “poucos são os produtos verdadeiramente inovadores.”
Mas o que é então Inovação? Para Tom Warden “Inovação é fazer algo diferente, algo que ninguém ainda tenha feito/se tenha lembrado, e com significado". E isso pode ser conseguido através da resolução de um problema ou do quebrar com as convenções. Um exemplo? No Reino Unido uma empresa que produzia feijão enlatado alterou as suas embalagens e passou a utilizar as semelhantes às dos iogurtes. è um caso de inovação de sucesso pois passou a permitir que as pessoas aquecessem o produto diretamente no micro-ondas. "Isto sim é Inovação”, refere.
Sobre a plataforma Gama Compass, Cesar Pereira afirma que “é a fonte de informação sobre novos produtos mais detalhada do mundo.” Toda a informação produzida é relativa a produtos que tenham sido lançados no mercado num espaço temporal de dez meses. “Achamos que esta plataforma é um excelente suporte para as empresas, porque lhes permite delinear estratégias adaptadas aos mercados e a evitar-se erros de posicionamento, que muitas vezes saem bem caros. Nós queremos simplificar o mundo da informação em negócios.” Sobre a forma como operam, explicam, o processo é simples. A Gama, nos 46 países em que tem especialistas, recolhe informação detalhada de novos produtos de FMGC. Desde o produto, ao packaging e posicionamento, tudo é analisado e incorporado numa base de dados que, suportada por analytics, gera um dashboard “poderoso”, permitindo aos profissionais do setor ter informação.
A Gama é um plataforma global de informações e serviços especializados em inovação e comércio internacional. Com mais de 100 especialistas em 46 países, oferece notícias, estudos, análises e serviços de parceria, disponibilizando insights importantes e apoio para desenvolver novas oportunidades de negócios.
Atuando no de FMCG, quer na indústria e retalho em FMCG, a Gama fornece aos seus parceiros informação necessária para a tomada de decisão em processos de inovação. Através da plataforma Gama Compass, a Gama permite que as empresas tenham uma perspetiva global dos produtos recentes e ajuda-as a reduzir o risco na decisão de lançamento de um produto novo.