Ideias de negócio para promover Portugal como um destino ainda mais turístico
As melhores ideias de negócio no setor do turismo vão ser premiadas no programa Tourism Explorers. Da primeira fase, de ideação, já saíram 12 projetos que, a partir de setembro, entram na fase de aceleração. No final, o projeto vencedor arrecada um prémio no valor de 10 mil euros e garante o acesso à Web Summit.
A crescente procura pelo nosso país como destino de férias é uma oportunidade para a criação de novos negócios, com serviços e produtos para quem nos visita. A personalização das experiências para os turistas é uma das tendências que se verifica neste setor e as ideias submetidas no programa Tourism Explorers confirmam isso mesmo.
O maior programa nacional de criação e aceleração de start-ups na área do turismo arrancou em julho e, na primeira fase, foram selecionados 12 projetos de todo o país, num total de 200 novas ideias submetidas. Nesta fase de ideação, que decorreu entre 10 e 14 de julho, destacaram-se quatro ideias de negócio, todas elas com propostas de serviços diferenciados no setor.
O projeto “Epic Tours”, da equipa de Castelo Branco composta por João Dias, Mário Dias e Ricardo Martins, foi o grande vencedor da final da primeira fase do Programa, que decorreu na Porto Business School (PBS), entidade parceira do programa na edição do Porto.
A equipa conquistou um prémio no valor de dois mil euros para o desenvolvimento do projeto e carimbou o passaporte para a próxima etapa, na qual vão ter a oportunidade de desenvolver e aprofundar o plano de negócios, assim como fazer a validação das ideias, com vista à entrada no mercado, como explica João Dias, um dos membros da equipa vencedora.
A proposta de valor deste projeto consiste na oferta personalizada de viagens aos amantes das duas rodas que queiram descobrir a região centro do país. O objetivo? “Incrementar a imersividade do motociclista no território, proporcionando-lhe experiências únicas (com a orientação de habitantes locais), proporcionar e recomendar serviços que aumentem a comodidade da viagem e estadia e controlar o risco, oferecendo serviços de assistência em caso de avaria ou acidente e a possibilidade de ter um dispositivo de rastreio GPS e alerta SOS”, explica João Dias, um dos responsáveis pelo projeto.
O projeto prevê, além de viagens em grupo, a aquisição de “Epic Boxes”, kits de apoio para os motociclistas que procuram um experiência “a solo”, um guia e um portal com informações sobre alojamento, restaurantes e oficinas. Os motociclistas saberão também quais os locais que são “Motorcycle Friendly”, isto é, um selo de qualidade atribuído aos parceiros, que assinala os locais e serviços adaptados a quem circula em duas rodas. Por exemplo, num local de alojamento com este selo, os motociclistas têm à disposição um kit de reparação para corrigir pequenas avarias, um compressor para permitir a reparação de furos, um local coberto para guardar as motos, ponto de lavagem, entre outros serviços.
As Epic Tours vão funcionar em articulação com entidades de promoção turística da região centro que já têm atividade em diferentes locais: aldeias de xisto, aldeias históricas, aldeias de montanha, Geopark Naturtejo, região da Costa da Prata, litoral Oeste, cidades de Aveiro e Coimbra.
Na promoção das regiões vitivinícolas portuguesas está o projeto “Wine Code”, a ideia de negócio que se destacou na cidade de Lisboa, promovida por Ricardo Caetano, Erica Gomes e Tiago Antunes e que tem como objetivo a promoção dos destinos de enoturismo de forma apelativa, inovadora e instrutiva.
Através de um QR Code será possível partir à descoberta, não só das quintas onde são produzidas os melhores vinhos em Portugal, como das ofertas de alojamento e da gastronomia de cada região. O feedback tem sido positivo, adianta Erica Gomes, uma das promotoras do projeto, que se encontra na fase de desenvolvimento do plano de negócios e que poderá ser implementado já no próximo ano.
Ainda na zona sul, destaque para a melhor ideia da cidade de Setúbal, com a criação de um pack de experiências para famílias, que inclui alojamento, transporte e atividades em família, como aulas de yoga, surf, workshops e cozinha portuguesa ou passeios na Serra da Arrábida. Uma solução integrada para famílias ou grupos de amigos que queiram descobrir a região de Setúbal.
Mais a norte, mais concretamente na cidade do Porto, está em desenvolvimento uma ideia de negócio que pretende criar turistas “embaixadores”, que regressem à cidade atraindo ainda mais turistas. O projeto “Porto Ambassador”, apresentado por Sérgio Miranda, Carlos Sousa e Filipa Castro, pretende, desta forma, combater a sazonalidade do turismo. Aliás, quanto maior o número de turistas angariados na época baixa, maiores as vantagens para os embaixadores.
O projeto poderá funcionar num plataforma Web ou num espaço físico como os postos de turismo já existentes na cidade, funcionando em articulação com parceiros e entidades locais que possam oferecer descontos e experiências aos embaixadores como recompensa pela angariação de novos visitantes. A ser testado no Porto, numa primeira fases, com possibilidade de ser escalável a outras cidades do país.
A próxima fase do Tourism Explorers arranca a 6 de setembro e terá bootcamps semanais, nos quais os empreendedores vão ter a oportunidade de testar e validar o modelo negócio de cada projeto, e onde terão acesso ainda a mentores especialistas na área do turismo e empreendedorismo para poderem desenvolver os seus projetos. Seguem-se as finais em cada cidade, a 18 de outubro, e a grande final nacional, a 23 de outubro, em Braga.
O programa Tourism Explorers tem como principal objetivo potenciar o desenvolvimento de inovação e empreendedorismo em Portugal, através do apoio à criação de novas startups com produtos e serviços inovadores focados no setor do turismo. Ao longo do programa, os empreendedores terão acesso a formadores e mentores de excelência, e às metodologias FastIdeation e FastStart da Fábrica de Startups, já amplamente testadas no desenvolvimento de novos negócios.
Com o objetivo de combater a assimetria regional, o programa realiza-se, em em simultâneo, em diversas cidades de Portugal. No Porto, o programa realiza-se na Porto Business School.